Mundo

Indígenas do Brasil que pediam ajuda para travar doença levantam bloqueio em estrada

None

Dezenas de indígenas brasileiros que bloquearam uma estrada estratégica para o transporte de mercadorias na Amazónia suspenderam hoje o bloqueio, que tinha sido montado para reivindicar ajuda para travar a covid-19, segundo a agência AFP.

Em causa estão os indígenas do povo Kayapo Mekragnoti, do estado do Pará, que bloquearam a estrada na segunda-feira para exigir mais ajuda contra o novo coronavírus e o fim do desflorestação e garimpo de ouro nas suas terras.

Ao final da manhã de hoje, os indígenas levantaram o bloqueio na estrada BR-163, feito com pneus e troncos de árvores, após determinação da justiça, que alegou "transtornos" causados à "economia regional" e aos "utilizadores da via".

Com uma fila de pelo menos 10 quilómetros de extensão, muitos veículos pesados de mercadorias aguardavam desde a noite de segunda-feira, com cargas de soja ou milho, perto do município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, para retomar a circulação.

A BR-163 é uma importante rota para o escoamento de grãos da região do centro-oeste brasileiro até aos portos fluviais da Amazónia, antes da sua exportação, especialmente para a China.

Munidos com paus, flechas e machados, os índios exigiam também compensações pelos danos ambientais causados pela construção daquela estrada, além do fim da desflorestação e da exploração ilegal de ouro que devasta o ambiente naquela região.

Entre os 1.600 indígenas da etnia Kayapo Mekragnoti, quatro morreram devido à covid-19 e 400 foram infetados, de acordo com o Instituto Kabu, que representa nove aldeias das terras indígenas Menkragnoti e Baú. Os primeiros casos deveram-se ao contacto daquele povo originário com populações urbanas e garimpeiros ilegais.

Os nativos têm um sistema imunitário mais fraco e acesso reduzido a cuidados hospitalares, sendo especialmente sensíveis a doenças respiratórias.

No total, 618 indígenas morreram e 21 mil foram infetados com o novo coronavírus, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), organização que coordena a luta dos povos originários pelos seus direitos.

O Brasil totaliza 108.536 óbitos e 3.359.570 de casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro, sendo a segunda nação mais atingida pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 774.832 mortos e infetou mais de 21,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Fechar Menu