>
País

Saiba o que é notícia hoje no País em alerta laranja

None

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao elevado risco de incêndio rural.

O estado de alerta especial laranja, acionado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) às 00:00 de quarta-feira, vai vigorar até às 24:00 de hoje, sendo então feita nova avaliação do risco de incêndio.

O estado de alerta especial laranja, que determina o reforço da monitorização e o grau de prontidão do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), significa que o grau de risco é elevado e que se está numa "situação de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança".

A ANEPC emitiu um aviso à população para dar conta do risco muito elevado a máximo de incêndio para os próximos dias devido à continuação de tempo quente e seco.

Dois dias depois de se saber a acusação do processo BES/GES, em que Ricardo Salgado é acusado de 65 crimes, hoje será conhecida a sentença do recurso interposto pelo ex-presidente do BES ao Banco de Portugal sobre o processo de compra de ações do Espírito Santo Financial Group (ESFG) no Tribunal da Concorrência, em Santarém.

Ricardo Salgado foi condenado em julho ao pagamento de uma coima de 75.000 euros por violação das normas que obrigavam a desconsiderar do cômputo de fundos próprios da ESFG, em base consolidada, as ações adquiridas pelas holdings do Grupo Alves Ribeiro aquando do aumento de capital de 2012.

A contraordenação visou ainda a violação de determinações do BdP que obrigavam à revelação da identidade dos clientes que se encontravam identificados por códigos nos reportes efetuados pela ESFG e a prestação de falsas informações.

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram na segunda-feira ao Tribunal da Concorrência que mantenha a coima de 75.000 euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra de ações da ESFG pelo Grupo Alves Ribeiro.

Nas alegações finais do processo em que o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, tanto o supervisor como o Ministério Público consideraram ter ficado provada a responsabilidade dolosa do antigo presidente do BES na violação das normas, enquanto a defesa de Ricardo Salgado pediu a absolvição, sublinhando que, nas suas alegações, tanto o MP como o BdP reconheceram que a acusação está "coxa", ao admitirem ser difícil identificar os factos concretos que correspondem a cada uma das quatro infrações imputadas ao arguido.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O Festival dos Canais arranca hoje em Aveiro, numa edição de menor dimensão, durante 10 dias, um pouco por toda a cidade, adaptando-se às limitações impostas pelo combate à covid-19.

As principais mudanças acontecem na dimensão e nas datas do Festival, que este ano se estende por dois fins de semana: entre hoje e domingo e de 24 a 26 de julho.

O evento continuará a ser principalmente um festival de rua, totalmente gratuito, com música, performance, novo circo, vídeo e instalações, entre outras áreas artísticas.

Hoje acontece o cine-concerto "Surdina", uma tragicomédia do realizador Rodrigo Areias com música de Tó Trips e argumento de Valter Hugo Mãe, às 22:30, mas no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

A nova direção da Ordem dos Arquitetos, liderada por Gonçalo Byrne, toma posse hoje, numa cerimónia em Lisboa, reduzida à participação dos presidentes dos órgãos eleitos.

O Conselho Diretivo do Norte passa a ser dirigido por Maria Conceição Figueiredo Melo, enquanto o do Centro é encabeçado por Carlos Manuel Reis Figueiredo, Lisboa e Vale do Tejo, por Helena Cristina Caeiro Botelho, o do Alentejo, por Cláudia Alexandra Calado Gaspar, o do Algarve, por Luís Fernando Brito Matos. Na Madeira, a presidente do Conselho Diretivo é Susana Gouveia Jesus e, nos Açores, é Nuno Duarte Costa.

No sufrágio, que terminou no dia 26 de junho, participaram 6.952 arquitetos, ou seja, 27,31% dos eleitores que estão registados no caderno eleitoral, que elegeram os órgãos sociais da Ordem, nacionais e regionais, para o triénio 2020-2022.

Uma visita guiada ao novo percurso da coleção permanente do Museu Coleção Berardo, dedicado às vanguardas do século XX, é feita hoje através das redes sociais da instituição, a partir das 21:30.

"Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX", a nova exposição construída sobre o acervo do museu, reúne obras que marcaram a História da Arte do século XX, de artistas que vão desde as primeiras vanguardas, e transformaram a abstração na linguagem de uma nova ordem mundial, até às manifestações do pós-guerra, do neodadaísmo à pop art, em que coabitam informalismos, que testemunham a tensão entre as tendências da abstração e da figuração.

Picasso, Modigliani, Souza-Cardoso, Marcel Duchamp, Man Ray e Picabia são alguns dos artistas representados, aos quais se juntam Malevich, Mondrian, Albers, Léger, Dalí, Magritte, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Jackson Pollock, Vieira da Silva e Lucio Fontana, sem esquecer Yves Klein, David Hockney, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Richard Serra, Gerhard Richter, Julião Sarmento e John Baldessari, entre outros.

A transmissão de hoje recupera uma das visitas guiadas feitas na quarta-feira, dia da inauguração da mostra, pelos curadores Ana Rito e Hugo Barata.

ECONOMIA

O Banco Central Europeu (BCE) discute hoje a política monetária da zona euro e os analistas afastam a possibilidade de a entidade aprovar novas medidas, devendo esperar para ver os efeitos dos estímulos que aprovou.

A reunião do BCE precede o Conselho Europeu que vai juntar os líderes da União Europeia (UE) na sexta-feira e no sábado para negociar um programa de recuperação após a crise causada pela pandemia de covid-19.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na semana passada em entrevista ao Financial Times que a entidade monetária aprovou muitas medidas que foram efetivas, sugerindo que agora quer esperar para ver o seu efeito.

Na sua última reunião de política monetária, em junho, o BCE anunciou a decisão de aumentar em 600 mil milhões de euros o volume do programa de compra de ativos de emergência (PEPP) destinado a limitar o impacto da crise causada pela pandemia.

PAÍS

O Tribunal de Coimbra lê hoje a sentença a um jovem suspeito de disparar à entrada da discoteca NB, naquela cidade, e que é acusado de tentativa de homicídio contra três seguranças do estabelecimento.

O jovem, de 23 anos, preso preventivamente, é acusado de homicídio qualificado na forma tentada, depois de ter disparado vários tiros (que não atingiram nenhum dos seguranças) na madrugada de 03 de outubro de 2019, à frente da discoteca NB, junto à sede da Diretoria do Centro da PJ, em Coimbra.

Na primeira sessão de julgamento, o arguido admitiu que efetuou disparos e que estava embriagado, mas sublinhou, por diversas vezes, que nunca teve qualquer intenção de tentar matar qualquer dos três seguranças que lhe barraram a entrada na discoteca.

O jovem alegou que sabia que as portas da discoteca eram blindadas e que estavam fechadas, quando efetuou os disparos.

Já os três seguranças, ouvidos pelo coletivo de juízes, contrariaram grande parte da versão dos factos do arguido, confirmando os três que o jovem lançou diversas ameaças, dizendo que os matava caso não o deixassem entrar na discoteca.

O jovem é acusado de três crimes de homicídio qualificado na forma tentada, três crimes de coação na forma tentada e um crime de detenção de arma proibida.

O coordenador do Governo no combate à pandemia da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, é hoje ouvido na Assembleia da República sobre a estratégia e as medidas de proteção adotadas na região.

De acordo com o boletim de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, a região de Lisboa e Vale do Tejo registou 288 dos 375 novos casos registados no país, o que representa 77%.

A Área Metropolitana de Lisboa vai permanecer em estado de contingência até ao final do mês e 19 freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora continuam em situação de calamidade, enquanto na generalidade do país aplica-se o estado de alerta.

A cada um destes três 'níveis' correspondem diferentes restrições ao desconfinamento.

A situação de alerta, aquela em que o país se encontrava antes de ser decretado o estado de emergência em 18 de março, é o nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil, depois da situação de contingência e de calamidade (mais elevado).

Fechar Menu