>
País

Saiba o que é notícia no País esta sexta-feira

Costa vai a Loures, na I Liga há um terceiro lugar em disputa e a lei do financiamento dos partido vai ao parlamento

None

O primeiro-ministro, António Costa, desloca-se hoje ao concelho de Loures, no âmbito das várias reuniões que tem promovido com autarcas e outros responsáveis locais sobre a evolução da situação epidemiológica nos concelhos mais afetados pela covid-19.

Além do primeiro-ministro, vão estar presentes no encontro a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, na qualidade de coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo do combate à pandemia.

Segundo informação sobre o encontro, está prevista a participação de forças representativas locais, desde o poder autárquico a representantes das estruturas locais de saúde ou proteção civil.

O objetivo é auscultar a realidade da dimensão da ação direta no terreno e discutir a estratégia de prevenção e controlo da covid-19 no concelho de Loures.

Portugal contabiliza pelo menos 1.644 mortos associados à covid-19 em 45.277 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O quadro a óleo "Tours d'arme", da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), está entre as obras de arte do século XX que vão ser leiloadas hoje num leilão internacional da Christie´s.

O leilão, anunciado em maio pela empresa como tendo um novo formato global para se adaptar à atual pandemia, decorrerá em simultâneo em Hong Kong, Paris, Londres e Nova Iorque.

Entre as obras de pintura apresentadas no catálogo está uma tela assinada por Vieira da Silva, com 73,2 por 92 centímetros, datada de 1954. O quadro foi comprado à Galerie Pierre, de Paris, em 1960, por um colecionador do Canadá e, em 2013, foi vendida num leilão da Sotheby's ao atual proprietário. Na altura, foi vendido por 445 mil euros, e agora surge no catálogo do leilão "ONE: A Global Sale", da Christie´s, com uma estimativa entre 600 mil e 800 mil euros.

O Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude Fazer a Festa, que começa hoje na Maia, pretende ser "um grande observatório", juntando aos espetáculos um debate sobre a atualidade.

A 39.ª edição do Fazer a Festa - evento com cinco espetáculos, exposições e debates organizado pela companhia Teatro Art'Imagem - esteve agendada para abril, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19, acontecendo agora, até 19 de julho, num formato diferente que privilegia o ar livre.

O Fazer a Festa vai decorrer nos jardins da Quinta da Caverneira, na Maia, concelho do distrito do Porto, para um público com idades acima dos 3 ou dos 6 anos, conforme os espetáculos.

Além do debate "Tempos Covid-19", será prestada uma homenagem ao encenador João Luiz e à Pé de Vento, companhia que teve, até recentemente, um espaço próprio no Teatro da Vilarinha, no Porto.

DESPORTO

A luta pelo terceiro lugar na I Liga de futebol vai estar hoje em evidência quando o Sporting receber o Santa Clara e o Sporting de Braga atuar em casa do Paços de Ferreira.

Numa jornada em que o FC Porto ficou a um ponto de se sagrar campeão, quando lhe faltam agora três jogos, os 'leões', terceiros classificados com mais três pontos do que os 'arsenalistas', recebem uma das equipas sensação da prova e que, apesar de ter saído derrotada nas duas rondas anteriores, já foi ao estádio da Luz vencer o Benfica por 4-3.

Em Paços de Ferreira, os bracarenses vão tentar não ceder terreno para os lisboetas, mas encontram pela frente uma equipa quase livre da descida, mas que vai tentar ficar definitivamente com a sua situação salvaguardada.

O dia fica completo com mais um encontro, com o Vitória de Guimarães ainda a tentar chegar à zona europeia, precisando para se manter na corrida de vencer na receção ao tranquilo Gil Vicente.

O sorteio da fase final da Liga dos Campeões de futebol, a disputar em Lisboa no mês de agosto, vai realizar-se hoje em Nyon, na Suíça, com quatro equipas ainda por definir.

A pandemia de covid-19 obrigou à interrupção das provas europeias, com a UEFA a decidir organizar uma inédita "final a oito", com eliminatórias a apenas uma mão, em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, com a final marcada para o Estádio da Luz.

A partir das 12:00 (11:00 em Lisboa), em Nyon, iniciar-se-á o sorteio dos quartos de final, meias-finais e final da Liga dos Campeões, e, como é habitual nesta fase da competição, não haverá cabeças de série, nem qualquer impedimento de se defrontarem equipas do mesmo país.

Até ao momento, já se apuraram para os "quartos" Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid - que eliminou o campeão europeu em título, Liverpool - e Paris Saint-Germain.

Com a paragem da competição, ficaram por decidir quatro embates da segunda mão dos oitavos de final: Manchester City-Real Madrid (2-1, na primeira mão), Juventus-Lyon (0-1), Bayern Munique-Chelsea (3-0) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Uma hora depois (12:00 em Lisboa) será a vez de se conhecer o alinhamento da Liga Europa, cuja fase final se vai disputar na Alemanha, de 12 a 23 de agosto.

Ainda estão em prova os treinadores portugueses Luís Castro, Pedro Martins, Nuno Espírito Santo e Paulo Fonseca, de Shakhtar Donetsk, Olympiacos, Wolverhampton e Roma, respetivamente.

Fernando Gomes vai hoje ser reeleito para um terceiro e último mandato como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num ato eleitoral em que é o único candidato.

O antigo avançado Hélder Postiga integra a lista candidata à direção, juntamente com os repetentes Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Pedro Pauleta, José Couceiro, Pedro Dias, Mónica Jorge e Rui Manhoso.

Também José Alberto da Costa Ferreira, que presidia à associação de Viseu, surge no elenco diretivo, do qual se registam as saídas de Carlos Coutada, Elísio Carneiro, que transita para o Conselho Fiscal, e Júlio Vieira, assim como de Hermínio Loureiro, que deixou a FPF na sequência da acusação do Ministério Público na operação "Ajuste Secreto", e que foi "substituído" por Couceiro.

Cláudia Santos é a cabeça de lista para o Conselho de Disciplina (CD), para suceder a José Manuel Meirim, Luís Verde de Sousa vai liderar o Conselho de Justiça (CJ), enquanto José Fontelas Gomes, Ernesto Ferreira da Silva e José Luís Arnaut se mantêm como líderes dos restantes órgãos - Conselho de Arbitragem (CA), Conselho Fiscal (CF) e Mesa da Assembleia-Geral (MAG), respetivamente.

As eleições federativas vão decorrer na sede da FPF, na Cidade do Futebol, em Oeiras, entre as 15:00 e as 17:00, seguindo-se a posse dos novos órgãos sociais, às 18:00.

INTERNACIONAL

A capital sérvia, Belgrado, passa a partir de hoje a estar novamente submetida a medidas restritivas de contacto social para tentar conter a propagação da covid-19.

A imposição das novas medidas de confinamento sucede a três noites de confrontos entre populares e a polícia, que no total provocaram dezenas de feridos e prejuízos materiais, quer na capital quer noutros pontos do país.

Entre as medidas de emergência impostas figura a proibição de ajuntamentos com mais de 10 pessoas, a redução do horário de comércio em espaços fechados, como cafés, centros comerciais ou lojas.

A imposição das medidas foi justificada pela primeira-ministra, Ana Brnabic, com o atual estado do serviço nacional de saúde em Belgrado, que disse estar "à beira da rutura".

Os confrontos seguiram-se a um anúncio emitido pelo Presidente Aleksandar Vucic no início da semana sobre a necessidade de novas medidas de confinamento devido à intensificação do novo coronavírus no país.

O partido no poder em Singapura, que governa a Cidade-Estado desde a independência, há mais de 50 anos, deve renovar o seu mandato nas eleições legislativas de hoje.

O escrutínio, para que estão habilitados a votar 2,67 milhões de eleitores, cujo voto é obrigatório, é marcado por medidas especiais devido à pandemia de covid-19 e sob a ameaça de uma crise económica.

O primeiro-ministro e líder do Partido de Ação Popular, Lee Hsien Loong, é o candidato favorito destas eleições, cuja realização foi antecipada devido à pandemia e os desafios de uma eventual crise económica.

A data inicial das eleições era o primeiro trimestre de 2021.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

O Tribunal Judicial de Dondo, centro de Moçambique, vai começar hoje a julgar Sandura Ambrósio, antigo deputado da Renamo, por alegadamente apoiar a dissidência do braço armado do principal partido da oposição.

O Ministério Público moçambicano acusa o antigo deputado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) do crime de conspiração, punido com pena de prisão entre oito e 10 anos.

O antigo deputado está detido desde 14 de janeiro, acusado de apoiar financeiramente a autointitulada Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nhongo, ex-dirigente da guerrilha.

Os protestos a exigir a demissão do Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, regressam hoje às ruas da capital, Bamako, apesar de o chefe de Estado ter tentado apaziguar os ânimos nos últimos dias.

Em junho, milhares de pessoas saíram às ruas, respondendo a apelos do chamado "movimento 5 de junho", uma coligação de líderes religiosos, personalidades da sociedade civil e da política, que está a liderar os protestos contra o Presidente, que decidiu manter a manifestação marcada para sexta-feira.

O Presidente tentou um novo gesto de apaziguamento na quarta-feira à noite, abrindo caminho para uma nova avaliação da decisão do Tribunal Constitucional sobre os resultados das eleições legislativas, vistos como um gatilho para a crise política no país devastado pela guerra.

Pelo menos quatro dos nove juízes anunciaram a sua demissão desde o início da crise e um quinto morreu, o que deverá encorajar a nova composição daquele tribunal.

Keita sugeriu ainda que o tribunal recém-formado poderia reconsiderar a decisão tomada por este órgão após as eleições legislativas de março-abril, que anularam cerca de 30 lugares no parlamento, inicialmente proclamados.

PAÍS

O Governo apresenta hoje novos investimentos e o reforço de meios humanos no Parque Nacional Peneda-Gerês, entre os quais melhorias nas condições de visitação e a contratação de agentes florestais.

Durante o evento de apresentação será assinado o memorando de entendimento entre os cinco municípios integrantes daquele território -- Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro -, com vista à adesão ao modelo de cogestão deste parque nacional.

Serão ainda assinados protocolos entre o Fundo Ambiental, as cinco autarquias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), referentes à melhoria das condições de visitação do Parque, que se traduzem num apoio no valor de cerca de 550 mil euros.

Será também formalizada a contratação dos 50 elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais a alocar a esta área protegida e inaugurada uma intervenção realizada num caminho ambiental.

A cerimónia conta com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

POLÍTICA

O parlamento debate hoje seis projetos de lei para alterar o regime do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, com o PS, que não apresenta diploma, a admitir viabilizar o do PSD.

O grupo parlamentar do PS anunciou na quinta-feira que vai viabilizar o diploma do PSD que propõe, entre outras medidas, pôr fim à responsabilização dos partidos políticos por despesas de campanha realizadas sem autorização a nível central.

O deputado socialista Jorge Lacão disse à Lusa que o PS votará contra os restantes projetos em discussão: do PCP, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda.

Para o antigo ministro socialista, o projeto do PSD de alteração à lei de financiamento dos partidos e das campanhas centra-se numa "questão de clarificação das responsabilidades de gestão por parte dos mandatários financeiros das campanhas eleitorais" nas eleições autárquicas.

Uma das alterações propostas passa a permitir empréstimos bancários para financiar campanhas eleitorais, desde que "fiquem associados à conta das despesas comuns e centrais da campanha ou que sejam contraídos pelos próprios partidos políticos e entregues às campanhas sob a forma de adiantamentos, a reembolsar após o recebimento da subvenção".

O diploma prevê também que passem a ser contados como despesas de campanha os juros de empréstimos bancários contraídos para as financiar e que sejam expurgadas das contas as dívidas a fornecedores que prescreverem.

Na semana passada, em declarações à agência Lusa, o presidente PSD, Rui Rio, apontou a necessidade de "responsabilização daqueles que fazem dívida em nome do partido sem serem autorizados" pela sede nacional, uma situação frequente em campanhas eleitorais autárquicas.

Esta situação, de acordo com Rui Rio, tem gerado "milhões de euros de passivo" e até condenações em tribunal.

SOCIEDADE

A PSP vai destruir hoje 17.183 armas - declaradas como perdidas a favor do Estado, no âmbito de processos-crime, processos de contraordenação ou administrativos e entregas voluntárias por parte dos seus proprietários - no âmbito do Dia Internacional de Destruição de Armas.

A destruição, sob o lema "Cada Arma Destruída Não Pode Mais Ser Usada Para Matar, Ferir ou Intimidar" e realizada pelo Departamento de Armas e Explosivos da PSP, eleva para 191.558 o número de armas destruídas pela PSP desde 2014.

Em 2019 foram destruídas 35.065 armas e 37.351 em 2018.

A ação de destruição das armas será presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Fechar Menu