>
Madeira

BE diz que não faz sentido subsidiar aquisição de carros eléctricos novos no meio da pandemia

None

O coordenador regional do Bloco de Esquerda na Madeira, Paulino Ascenção, lamenta que o Governo Regional continue “a querer gastar um milhão de euros para subsidiar a aquisição de carros eléctricos novos no meio da pandemia”.

Paulino Ascenção pergunta se não há outras prioridades.

“E que famílias podem habilitar-se a este apoio? As que tiverem disponíveis outros 25.000 euros para comprar um carro eléctrico novo, que custa próximo de 30.000. Ora quem tem disponíveis 25.000 euros para gastar num carro novo não precisa da ajuda do Governo, muito menos se aceita numa altura em que tanta gente está a perder o emprego e sem perspectivas de o recuperar. É uma despesa descabida, fora da realidade em que vivemos”, critica.

O ‘bloquista’ pergunta ainda se “o dinheiro de todos nós vai servir para a compra de carros para uso particular”.

“Mesmo numa situação normal (antes da pandemia) fazia pouco sentido. Se ainda fosse para ajudar a renovar a envelhecida frota de táxis, para actividades que fazem uso intensivo das viaturas, ou para incentivar modalidades inovadoras de mobilidade partilhada, compreender-se-ia”, sustenta.

No seu entender, este programa “deve ser suspenso durante a pandemia, e reavaliado no final”.

“Verifica-se que a circulação de carros nas estradas sofreu uma redução dramática, cenário que deve manter-se por mais alguns meses”, acrescenta, perguntando “qual a lógica de manter este programa em vigor - subsidiar a compra de carros novos para ficarem guardados nas garagens”.

Fechar Menu