>
País

Governo garante que há mais capacidade de testagem

None

O secretário de Estado da saúde defendeu hoje que está a haver um reforço da capacidade de testagem da covid-19, sublinhando que na semana passada se realizaram mais de 12 mil testes num dia.

“Penso que do ponto de vista da testagem estamos a reforçar a nossa capacidade de testagem. É natural que haja algumas variações ou oscilações diárias. Mas de uma forma global estamos a reforçar e muito a nossa capacidade de testagem”, afirmou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Sales, durante a conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da covid-9, quando questionado sobre a diminuição da realização de testes.

Segundo António Sales, até ao momento foram realizados 208.738 testes, existindo uma capacidade de testagem diária de 11 mil testes: cerca de 7.000 nos serviços públicos e 4.000 no privado.

O governante disse que 09 de abril foi “o dia de maior testagem” com 12.087 testes realizados: “Por milhão de habitantes estamos a testar 20.430”, afirmou.

António Sales sublinhou ainda que o Serviço Nacional de Saúde tem vindo a adaptar-se e tem “conseguido dar todas as respostas que os cidadãos precisam, quer aos doentes covid quer aos doentes não covid”.

O secretário de estado lembrou alguns dos serviços de apoio que estão a funcionar como a plataforma Trace Covid-19 ou a Linha SNS24. Esta última “está a receber cerca de 9.500 chamadas diárias”, uma linha que “pode e deve ser utilizada sempre em caso de dúvida relativamente a outras patologias” e não apenas à covid.

No que toca a encomendas de equipamentos de proteção individual, o governante voltou hoje a fazer um balanço: Esta semana chegaram “900 mil respiradores FFP2 e FFP3 e cerca de seis milhões de máscaras cirúrgicas entre outros equipamentos como luvas, toucas e protetores de calcado”, anunciou.

Outra das novidades conhecidas hoje foi a publicação de um manual da DGS para ajudar as famílias a lidar com o isolamento “com dicas importantes sobre situações de violência, risco e segurança online”, contou António Sales.

Durante a conferência de imprensa em que foram recordados os números mais recentes relativos à pandemia da covid-19, que já matou 629 pessoas em Portugal, António Sales voltou a lembrar a importância de cumprir as recomendações das autoridades de saúde: “A única vacina de que dispomos no momento é o distanciamento social”, lembrou.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS, Portugal regista 629 mortos e 18.841 infetados.

Fechar Menu