>
Madeira

Pedro Ramos garante “maior capacidade de testes” durante retoma económica

Pedro Ramos garante que uma das estratégias para garantir a retoma económica em maior segurança passa por uma “maior capacidade de testes”. “Não podemos estar à espera 14 dias, ou mesmo 28 dias, que seria um intervalo de maior segurança, sem um único caso, porque haveria sempre um caso ocasional que voltaria a obrigar a dois ciclos de incubação”, acrescentou o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, esta quarta-feira, em conferência de imprensa.

“O que está previsto para a retoma é, naturalmente, maior capacidade de testes, capacidade do Serviço Regional de Saúde para os casos positivos que necessitem de internamento”, disse. “Como sabem de todos os nossos casos positivos, poucos precisaram de internamento, a maioria deles está no confinamento ou em casa ou em unidade hoteleira”, acrescentou.

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil também alertou para a necessidade de manter o distanciamento social, “que deve se manter consoante os novos casos que vão aparecendo”. “As medidas estão relacionadas com a evolução da nossa pandemia, nós de facto só temos 90 casos na Região, estamos a testar cada vez mais e precisamaos de fazer 55 testes na Madeira para ter um positivo, enquanto no continente precisam de fazer 18 testes para ter um caso positivo”, sublinhou.

“Nós temos transmissão local, não temos comunitária”, realçou Pedro Ramos, defendendo a retoma “em segurança”.

Fechar Menu