Madeira

Aldeia Natal presta tributo aos artesãos tradicionais madeirenses

None

Miguel Silva Gouveia inaugurou, esta quarta-feira, a 5.ª edição da Aldeia Natal, evento organizado pela autarquia funchalense, em parceria com a ACIF, e que vai decorrer entre 9 de Dezembro e 6 de Janeiro, na Praça do Município.

Na ocasião, o edil começou por considerar que "esta parceria com a ACIF tem dado provas ao longo dos últimos anos na dinamização do comércio local no Natal, com uma oferta para as famílias madeirenses, focada num público-alvo infanto-juvenil".

"Aquilo que tivemos de fazer este ano foi, num ano diferente, que nos alterou completamente os planos, envidar esforços no sentido garantir a realização, em segurança, da edição de 2020 da Aldeia Natal, com um calendário de atividades diárias durante toda a época natalícia", precisou.

A segurança é o mote da autarquia para a realização da Aldeia Natal este ano, pelo que o espaço foi adaptado às circunstâncias actuais, garantindo que há mais espaços desimpedidos e uma circulação mais fluída.

A praça é, assim, marcada por dois amplos abrigos, com grande arejamento, sendo que as restantes estruturas terão apenas função decorativa e de conforto. O evento conta, ainda, com assistentes em permanência, que irão colaborar para que as visitas ao espaço decorram sempre em total segurança.        

Na edição 2020, a Autarquia faz um tributo aos artesãos tradicionais madeirenses, recriando na Aldeia as fábricas de brinquedos, com brinquedos feitos à mão, alguns deles desconhecidos das novas gerações. Para o efeito, estarão a trabalhar no espaço 12 artesãos, com o Município a dar a oportunidade para que estes vendam os seus trabalhos na Aldeia Natal, apoiando, assim, os seus rendimentos.

Este será um Natal mais espiritual e de acordo com os valores da Festa madeirense, e que nos fará regressar à infância e às velhas tradições. Ao mesmo tempo, também o comércio local beneficiará com a realização deste que é um evento com objetivos lúdicos, pedagógicos, mas igualmente de estímulo aos empreendedores e vendedores regionais. Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal

O Presidente convida, por fim, “todos os madeirenses para que visitem a Aldeia Natal, disfrutem com os mais novos da família do diversificado programa de atividades e, ainda, para que colaborem com os artesãos, comprando algumas prendas de Natal. Visitem o Funchal, uma cidade mágica nesta altura do ano, e apoiem a economia local.”

Fechar Menu