Madeira

Avião de repatriamento com madeirenses a bordo já aterrou em Lisboa

None

Com 295 passageiros, dos quais 190 têm como destino final a Madeira.

Chegou. Era sensivelmente 7h19 quando o Airbus 330-941neo da TAP (TP9359), proveniente de Caracas, aterrou na pista do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa completando o trajecto em pouco menos de 9h30. Trata-se do terceiro voo humanitário e de repatriamento de portugueses transportando outros cidadãos europeus retidos na Venezuela, devido à pandemia de Covid-19, partiu esta terça-feira de da capital venezuelana, cerca das 23h38 de Lisboa, com 295 passageiros, dos quais 190 têm como destino final a Madeira.

Organizado pelo consulado de Portugal em Caracas em conjunto com agências de viagens locais, partiu do aeroporto internacional Simón Bolívar de Maiquetía levando ainda 55 pessoas de outros países europeus.

"No voo de hoje vão 296 pessoas, 241 das quais portuguesas. Cerca de 190 vão para a Madeira. Depois há outras pessoas de outras nacionalidades que também vão neste voo", disse à Agência Lusa o cônsul-geral de Portugal em Caracas, Licínio Bingre do Amara

Também o director regional das Comunidades e da Cooperação Externa explicou que este é o terceiro voo organizado por Portugal após o encerramento do espaço aéreo venezuelano, em 15 de Março, devido ao novo coronavírus, sendo o primeiro operado pela TAP desde Fevereiro.

Foi nessa altura, precisamente a 17 de Fevereiro, que o Governo venezuelano anunciou a suspensão por 90 dias das operações no país da companhia aérea portuguesa, “por razões de segurança”, após acusações de transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, num voo entre Lisboa e Caracas. Entretanto, em Março, o executivo de Nicolás Maduro encerrou o espaço aéreo da Venezuela como medida de contenção da Covid-19.

Os 190 emigrantes madeirenses deverão viajar para a Região em diversos voos ao longo da semana, explicou o governante madeirense ao DIÁRIO sublinhando que está previsto um novo voo para o final de Outubro, uma vez que há cerca de 490 portugueses inscritos no consulado-geral de Portugal em Caracas para regressar ao país, dos quais 210 são oriundos da Madeira. 

Fechar Menu