Mundo

Saiba o que é notícia hoje

None

O Presidente francês apresenta hoje a estratégia contra os separatismos, que visa combater as "ideologias nocivas", em particular o islamismo radical que, segundo Emmanuel Macron, procura fomentar o "separatismo" no interior da sociedade francesa.

Esta nova proposta, que vai ser apresentada por Macron às 10:30 locais (09:30 em Lisboa) já foi alvo de críticas por parte da conferência dos imãs de França que lamentaram não terem sido escutados pelo Presidente, reivindicando que representam "mais de 60% da comunidade muçulmana".

A conferência de imãs criticou o facto de apenas ter sido consultada a Fundação para o Islão em França, que não representará mais de 6% dos muçulmanos do país.

O seu diagnóstico da situação está resumido num livro branco difundido na quarta-feira, que inclui propostas para travar a radicalização dos jovens e inclui a colaboração de 20 representantes de outras comunidades europeias.

Ainda assim, os imãs franceses congratularam-se pelo facto de o executivo se centrar finalmente na problemática, apesar de denunciar que não tenham sido convidados todos os setores religiosos, como os gestores de mesquitas, já que são eles que conhecem a realidade no terreno.

"[Sexta-feira] vamos assistir a um discurso muito importante para a França, a Europa e o Mundo", afirmou o presidente da conferência, Hassen Chalghoumi, que defendeu um Islão republicano, aberto e com um projeto construtivo que possa conviver com outras correntes.

Numa coluna de opinião publicada no diário Le Monde, o imã da mesquita de Paris, Chems-Eddine Hafiz, advertiu Macron que não apoiará as medidas "se forem dissimuladas e não representarem um plano de futuro".

No futebol, Benfica e Sporting de Braga vão conhecer os adversários na fase de grupos da Liga Europa, em sorteio que vai decorrer em Nyon, na Suíça, e para o qual partem itegrados como cabeças de série, no Pote 1.

Um dia depois de Sporting e Rio Ave terem falhado a passagem à fase de grupos, 'encarnados' e 'arsenalistas' conhecem os seus oponentes, sendo certo que vão evitar equipas fortes como o Arsenal, Tottenham de José Mourinho ou Roma de Pulo Fonseca, bem como Nápoles, Leverkusen, Villarreal, CSKA Moscovo, Gent, PSV Eindhoven ou Celtic, os restantes integrantes do Pote 1.

O sorteio está agendado para as 13:00 locais (12:00 em Lisboa.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

"O Riso desconfina a inteligência" é o tema da 25.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, que decorre entre hoje e o próximo dia 11, no "dificílimo contexto" da pandemia.

Organizado pelo Teatro Art´Imagem, com apoio da Câmara da Maia, o festival promove, em dez dias consecutivos, 30 espetáculos de 29 companhias, de Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Itália, com o objetivo de celebrar o humor, o riso, a comédia e a sátira.

Os espetáculos fazem apelo a textos de escritores como Homero, Shakespeare, Cervantes, entre outros mais contemporâneos ou igualmente clássicos, como as aventuras de Lazarillo de Tormes, de autor anónimo.

"Rock Cirk Rolabola", de Miner Montell, e "Camino del Paraíso", de Agustín Iglesias, pelo Teatro do Guirigai, são as propostas para o dia de abertura, num certame que decorrerá sobretudo no Fórum da Maia e em espaços circundantes.

A mais recente criação da Associação Alma d'Arame, "O que o Mundo Precisa é de Uma Deusa ou a Ilha dos Amores", estreia-se em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, no arranque do Mês do Teatro no concelho, que segue até dia 31.

A peça é uma coprodução da Alma d'Arame e da Companhia João Garcia Miguel, sobre o clássico grego "Lisístrata", de Aristófanes, de 411 antes de Cristo, e ocupa o palco do Cineteatro Curvo Semedo.

O Mês do Teatro em Montemor-o-Novo é uma coprodução da câmara municipal e das estruturas culturais Algures, Alma D'Arame, O Espaço do Tempo e Projeto Ruínas. A iniciativa inclui um total de 16 espetáculos de teatro, destinados aos "mais diversos públicos", a realizar por todo o concelho, até ao fim do mês.

"O nosso último espetáculo", da Algures, no dia 15, no Convento de S. Francisco, em Montemor-o-Novo, e "Zona -- 2.ª parte", do Projeto Ruínas, no dia 17, na Casa de Cultura e Recreio de Ciborro, são outras duas estreias previstas no âmbito da iniciatuva.

O Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) estreia "Pelo Menos Hoje", uma criação coletiva do grupo de formação 2019/2020, com direção de Liliana Caetano.

A obra, além de ser uma reflexão sobre a pandemia e a forma como esta desconstruiu formalidades quotidianas, é também um reflexo desse mesmo contexto, com parte dos atores "à distância", a entrar em diálogo, com a outra parte, em palco, no Teatro de Bolso do TEUC.

Os intérpretes são Ane Gabilondo, Anna Roha, Carolina Quaresma, Fernanda Andrade, Gabriela Guedes, Inês Bertelo, Larissa Alves, Lia Vieira, Lucas Brito, Mailson Santana, Maria João Ribeiro, Naomi Machado, Susana Nóbrega, Vero Chiriboga e Wilson Domingues.

O espetáculo fica em cena no TEUC, não havendo sessão no domingo, nem na segunda-feira.

O Festival Literário de Macau -- Rota das Letras realiza-se entre hoje e domingo, numa edição mais curta, focada na 'prata da casa', devido às contingências provocadas pela pandemia da covid-19.

Os autores locais Eric Chau, Wang Feng, Jenny Lao-Phillips e Konstantin Bessmertny protagonizam a sessão inaugural, com uma reflexão sobre os efeitos da crise da covid-19 na sociedade e nas suas obras.

A 9.ª edição, que decorre nas Oficinas Navais e na Livraria Portuguesa, recorda os 100 anos da primeira edição de "Clepsidra", de Camilo Pessanha, e homenageia o escritor Henrique de Senna Fernandes, que morreu a 04 de outubro de 2010.

A Associação de Teatro de Macau Comuna de Pedra estreará, durante o festival, uma peça inspirada nos romances "1984", de George Orwell, e "On Tyranny", de Timothy Snyder.

DESPORTO

Amaro Antunes (W52-FC Porto) vai partir para a quinta etapa da edição especial da Volta a Portugal com a camisola amarela no corpo, um dia depois de ter conseguido manter a liderança na Torre.

Depois de ter escapado ileso da etapa rainha desta edição, Antunes enfrentará uma jornada mais tranquila, na ligação de 176,3 quilómetros, entre Oliveira do Hospital e Águeda, saindo o pelotão da cidade do distrito de Coimbra às 13:05.

O grande interesse da jornada está reservado para o final, com a chegada a Águeda, presumivelmente disputada ao 'sprint', a estar prevista para as 17:29.

O Moreirense e o Boavista procuram regressar aos resultados positivos na abertura da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, num dia em que o Vitória de Guimarães vai receber o Paços de Ferreira.

A equipa do Moreirense, que após a vitória na primeira jornada, frente ao Farense, foi derrotada pelo Benfica, recebe o Boavista, que vem de uma derrota pesada frente ao FC Porto na última jornada (5-0) e que procura o primeiro triunfo na nova época, após um empate com o Nacional na primeira ronda.

O jogo que marca o arranque da terceira jornada está agendado para as 19:00, em Moreira de Cónegos.

Mais tarde, pelas 21:15, o Vitória de Guimarães recebe o Paços de Ferreira, num embate entre duas equipas que ainda não venceram no campeonato, somando ambas um ponto, com um empate e uma derrota.

ECONOMIA

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulga hoje dados relativos à taxa de desemprego em setembro, um indicador aguardado pelos investidores para perceber a recuperação do mercado laboral e da economia norte-americana.

Em agosto os EUA registaram uma taxa de desemprego de 8,4%.

Na última semana, os pedidos de acesso a subsídio de desemprego baixaram para 837 mil, no que é considerado um sinal da lenta recuperação do mercado laboral, mas ainda assim foram melhores do que o esperado, uma vez que os analistas apontavam para 850 mil pedidos, mas muito acima dos registos semanais anteriores à pandemia de covid-19.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, apresenta hoje aos presidentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID).

Na agenda do encontro, que decorre em Santarém, estão também os novos protocolos de formação da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas dirigida aos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE).

Aprovado em agosto, o PNAID visa facilitar a atividade económica a emigrantes que pretendam investir em Portugal e a empresários que se queiram internacionalizar.

A justiça do Ruanda deverá decidir hoje sobre a libertação, sob fiança, de Paul Rusesabagina, que inspirou o filme "Hotel Ruanda", acusado de terrorismo, assassinato e financiamento de rebelião.

No mês passado, um tribunal ruandês negou a liberdade condicional a Paul Rusesabagina, que inspirou o filme "Hotel Ruanda" por salvar mais de 1.200 pessoas no genocídio de 1994 no país.

O juiz proferiu a decisão depois de a acusação ter apresentado 13 acusações contra Rusesabagina, 66 anos, relacionadas com o terrorismo.

O Ministério Público acusa-o, entre outras coisas, de ter dado dinheiro às milícias das Forças de Libertação Nacional (FLN), a ala armada do Movimento Ruandês para a Mudança Democrática (MRCD), partido que ainda lidera.

Rusesabagina foi preso em 31 de agosto no Aeroporto Internacional de Kigali, de acordo com a versão do Governo ruandês, embora a sua família e advogados afirmem que foi "raptado, ficou desaparecido e foi sujeito a uma transferência extraordinária do Dubai para o Ruanda".

Fechar Menu