5 Sentidos

José Tolentino Mendonça recebe Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2020

Cardeal madeirense será reconhecido pelo seu trabalho na Divulgação do Património Cultural

Foto Arquivo/JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Foto Arquivo/JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Uma conferência a realizar no próximo dia 23 de Outubro, sexta-feira, será o mote para a entrega do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva ao cardeal José Tolentino Mendonça, numa iniciativa promovido pelo oitavo ano pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa.

"José Tolentino Mendonça, uma das vozes mais originais da literatura contemporânea portuguesa e Bibliotecário e Arquivista da Biblioteca e Arquivo Apostólicos da Santa Sé, é o vencedor do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural deste ano", pode-se ler num texto da Fundação Calouste Gulbenkian, uma das organizações que desde a primeira hora apoiam este prémio.

"Este reconhecimento presta homenagem à contribuição excecional de Tolentino Mendonça para a divulgação da cultura e dos valores europeus", frisa, como justificativa pela distinção.

"O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural foi instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património representada em Portugal pelo CNC, e com o Clube Português de Imprensa. A Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Cultura e o Turismo de Portugal apoiam esta iniciativa desde a sua primeira edição", explicam.

Como referido, será organizada uma conferência entre as 18 e as 20 da próxima sexta-feira que contará com intervenções em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.

Além de uma intervenção do agraciado, participam neste evento Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Presidente do Júri do Prémio, Dinis de Abreu, Presidente do Clube Português de Imprensa, Graça Fonseca, Ministra da Cultura, e Sneška Quaedvlieg-Mihailović, Secretária-Geral da Europa Nostra (via Zoom).

Além destes participantes ilustres na abertura, caberá a António Guterres apresentar o homenageado, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa encerra o evento.

O evento de acesso livre, será transmitido em directo através do Facebook e Youtube da Fundação e estará disponível neste link.  

Fechar Menu