Madeira

IPMA emite aviso laranja para a chuva e vento na terça-feira

Situação da chuva estende-se a todo o arquipélago da Madeira mas apenas nas primeiras nove horas do dia 20 de Outubro, enquanto a costa norte escapa ao aviso laranja para o vento

Foto Arquivo
Foto Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de emitir um novo aviso, que prolonga o mau tempo pelo menos até terça-feira de manhã, destacando-se o aviso laranja para a chuva na costa sul, costa norte e zonas montanhosas da Madeira e toda a ilha do Porto Santo, entre as zero horas e as 9 horas.

Ou seja, durante aquele período de tempo está prevista muita chuva e muito vento, que eleva a aviso laranja, excepto na costa norte e no Porto Santo, devido à depressão que desde esta manhã atravessa as duas ilhas.

De acordo com o IPMA, o aviso a chuva será "temporariamente forte, por vezes em regime de aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada". Na costa sul o vento soprará "forte de sudoeste com rajadas até 100 km/h", enquanto nas zonas montanhosas a previsão aponta para "vento forte de sudoeste com rajadas até 130 km/h".

Refira-se que há um aviso amarelo para a muita chuva e vento até 75/85 km/h, sobretudo na costa sul e Porto Santo, com aviso laranja já emitido para as zonas montanhosas para a chuva e aviso amarelo para a chuva. A chuva deverá dar alguma trégua amanhã, mas apenas por algumas horas, com o vento sempre forte.

Fechar Menu