Onde está o civismo?

Os meus pais moram em casa própria situada na Calçada do Pico, possuindo a mesma porta de entrada e porta de garagem, identificadas, viradas para a referida estrada, sendo ambas utilizadas pelos meus pais diariamente. Ao lado da casa, encontra-se um beco onde moram várias famílias.

Constantemente, os vizinhos, familiares dos mesmos e pessoas que trabalham no centro do Funchal, estacionam a sua viatura à frente da porta de entrada da casa ou da porta de entrada da garagem, e, por vezes, à frente da porta de entrada da casa e da entrada do beco, passando os meus pais por uma odisseia, impedidos de entrarem livremente em casa pela porta principal ou com o carro pela porta da garagem. Os meus pais já possuem mais de 70 anos e não têm a agilidade/estrutura física assim como o estado de saúde, não permite passar entre a parede da sua casa e um carro a bloquear a passagem. Temos receio que, seja quem for que tenha de passar entre a parede e o carro, possa danificar, sem intenção, algum retrovisor externo e termos de pagar o dano, por culpa de um condutor que não sabe as regras de condução nem o básico do civismo.

O meu pai, apesar de reformado, ainda trabalha no privado encontrando-se, por vezes, de prevenção, sendo chamado para eventuais emergências, atrasando a sua saída em socorro de alguém devido a algum carro a obstruir. Quando questionados sobre a razão do estacionamento, respondem que não veem nenhum problema em bloquear uma entrada. Onde está o civismo desta gente? Onde tiraram a carta de condução?

A polícia tem sido contactada, por várias vezes, para se dirigir ao local. Quando comparecem, só passam a coima informando os meus pais que não podem rebocar o carro pois a rua é inclinada e há pouco espaço à frente para proceder com a manobra. A viatura continua a bloquear as entradas até o dono se designar a vir busca-la.

Como em qualquer casa, pode acontecer algum acidente doméstico e, devido às viaturas estacionadas à frente da casa, não há maca que possa entrar em casa para transportar o doente e, no caso de algum incêndio, não há como as mangueiras chegarem ao interior da residência ou das residências do beco. Deixa-se agravar o estado de saúde ou até morrer devido à ausência de civismo?

Foi solicitado à CMF a colocação de pinos à frente das portas de entrada, evitando esta grande falta de civismo dos condutores ao que a mesma respondeu que é uma rua com estacionamento ilegal de acordo com o Código de Estrada, ou seja, em certas ruas podem ser colocados os pinos para impedir o estacionamento, o mesmo não se aplicando à rua em causa. Informou, também, que será apelado ao civismo das pessoas colocando uma linha amarela ao longo de toda a rua impedindo o estacionamento, ou seja, os moradores estarão impedidos de estacionar na “sua” rua devido a terceiros estacionarem a viatura à frente das portas de entrada de casas ou de garagens ao longo de toda a rua. Onde está a aplicação de civismo por parte da Câmara? Irá criar um grande problema para todos os moradores e não resolve o problema criado por terceiros que bloqueiam a entrada das casas e das garagens que existem nesta rua.

Marco Andrade

Fechar Menu