Madeira

Há 25 anos que o taxista Norberto Câmara faz parte da Placa Central

Ali, por onde passam diariamente milhares, encontrou uma oportunidade de trabalho

None

No auge dos seus 35 anos, durante o seu horário de expediente num hotel do Funchal, Norberto Câmara teve a ideia de começar a fazer transportes.

Na altura, muitos hóspedes solicitavam serviços de transporte e o recepcionista encaminhava-os para profissionais da área, quando começou a pensar: “Se eu estou a dar estes serviços aos outros porque que eu nos meus tempos livres não posso fazer também a mesma coisa?”. E assim surgiu a vontade de se tornar um taxista.

É este profissional do táxi que esta quarta-feira está em foco na rubrica digital 'Placa Central'.

Norberto passou a ter duas profissões, o que para ele foi uma mais-valia.

"Felizmente arranjei mais dinheiro e consegui dar estudos as minhas duas filhas, que hoje já são formadas” Norberto Câmara 

Actualmente, com 60 anos, Norberto divide os seus dias entre uma profissão e outra, na parte da manhã está na praça de táxis e na parte da tarde/noite trabalha como recepcionista de hotel.

A Avenida Arriaga é a sua paragem predilecta, fez desta rua o seu posto de trabalho ao longo destas duas décadas e meia pelo facto de estar próximo do hotel onde trabalha, desse modo consegue comparecer rapidamente sempre que um hospede solicite um serviço de transporte.

Além disso, é a avenida mais movimentada da cidade, onde acontecem diversos eventos que atraem inúmeros madeirenses e turistas, é o caso da Festa da Flor, da Festa do Vinho, da Feira do Livro e o Natal, altura em que a Placa Central se enche de luz e decorações natalícias.

“É a época mais bonita do ano, vê-se a alegria das pessoas ao passar por aqui" Norberto Câmara 

Para Norberto, a Avenida Arriaga “é o parque central do Funchal, a parte mais carismática da cidade”, onde milhares de pessoas passam diariamente, o que faz com que reencontre antigos colegas de escola e familiares que não vê há algum tempo.

O local tem algumas árvores que fazem com que o taxista se lembre da natureza. Os bancos públicos da Placa Central acolhem alguns reformados que se juntam para trocar opiniões, momento para Norberto debater assuntos da actualidade.

“Sinto-me muito bem aqui, tenho a oportunidade de poder contactar com várias pessoas” Norberto Câmara 
Fechar Menu