Madeira

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destaca importância das palavras de Angela Merkel

Foto DR
Foto DR

A chanceler alemã afirmou que “as regiões e as cidades são decisivas no combate à pandemia” e por isso pediu empenho porque sem a ajuda as autoridades regionais e locais “pouco ou nada se pode fazer”,

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira elogiou hoje as palavras de Angela Merkel na videoconferência transmitida, esta tarde, no Comité das Regiões Europeu. A chanceler alemã afirmou que “as regiões e as cidades são decisivas no combate à pandemia” e por isso pediu empenho porque sem a ajuda as autoridades regionais e locais “pouco ou nada se pode fazer”, afirmou a líder da Alemanha, país que assume a presidência do Conselho da União Europeia (UE).

José Manuel Rodrigues destacou ainda o pedido de Angela Merkel para a definição de políticas “que levem a uma recuperação da economia, do emprego e que combatem as desigualdades sociais”. A chanceler alemã considera que a Europa vive uma situação pandémica grave e por isso pediu o esforço de todos para evitar “um novo confinamento”.

“Ficou também claro que as economias das Regiões mais distantes do centro da Europa, e aquelas que dependem do turismo como a Madeira, serão aquelas que levarão mais tempo a recuperar, porque essa recuperação será feita de forma gradual. É preciso que passe esta pandemia e que as pessoas recuperem a confiança nas viagens”, vincou.  José Manuel Rodrigues entende que “estas Regiões precisam de uma maior atenção da União Europeia”.

O Presidente do parlamento madeirense partilha também da estratégia da chanceler alemã em relação às alterações climáticas. “A senhora Angela Merkel defendeu uma lei europeia para o clima e revelou que 37% do Fundo de Recuperação Económica será adstrito a empresas que se dediquem ao ambiente ou que tenham projetos ambientais”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira saúdou ainda as garantias da aprovação quadro plurianual financeiro 2021-2027 neste semestre, sob a presidência do Conselho Europeu da Alemanha, e a rápida colocação em prática do fundo de recuperação económica para a pandemia. “A senhora Merkel anunciou que, em princípio, no mês de janeiro muitas destas verbas já estariam disponíveis, o que não deixa de ser uma boa notícia para a Europa e sobretudo para as Regiões que mais estão a sentir a pandemia, como é o caso da Região Autónoma da Madeira”, concluiu.

Fechar Menu