5 Sentidos

Assembleia Legislativa convida a realizar 'Viagem pelas Tapeçarias da Madeira'

Exposição patente do átrio da ALRAM até 27 de Setembro

None

A história da arte da tapeçaria na Região é contada através da exposição 'Viagem pelas Tapeçarias da Madeira', patente a partir de hoje, no átrio da Assembleia Legislativa da Madeira. Esta é uma iniciativa em parceira com a Bordal - Bordados Madeira, que estará em exposição até ao dia 27 de Setembro, no âmbito da Festa da Flor.

A exposição "dá a conhecer um valioso conjunto de peças únicas e originais, que inclui não só o produto final, mas também os desenhos, os estudos, as matérias primas, o mobiliário e os equipamentos utilizados no processo de feitura das tapeçarias, bem como alguns dos suportes de divulgação de uma arte cujos exemplares existentes, pertença da Bordal, serão dos últimos que restam de uma arte nascida pelas hábeis mãos das nossas bordadeiras, mãos essas que muito dificilmente se replicarão".

“Temos muito gosto em expor na Assembleia Legislativa da Madeira esta arte, que é nossa e praticamente já não existe. Com esta exposição, queremos mostrar às pessoas, de dentro e de fora da Região, como eram feitas as tapeçarias. E queremos, sobretudo, que as pessoas, em particular os mais jovens, não se esqueçam que esta arte, um dia, existiu", refere Susana Vacas, administradora da Bordal.

Museu do Bordado e Tapeçaria no horizonte do presidente da ALRAM

O Presidente da Assembleia Legislativa acredita que com a 'Viagem pelas Tapeçarias da Madeira' o parlamento dá “mais um passo” para se afirmar enquanto “pólo cultural da Região Autónoma da Madeira, em particular da cidade do Funchal”, ao mesmo tempo que contribui para a “recuperação de uma parte importante da nossa memória (…) uma arte das nossas bordadeiras, que está a desaparecer”.

José Manuel Rodrigues afirma, ainda, que a mostra poderá impulsionar a criação de um museu dedicado ao bordado e à tapeçaria da Madeira, projecto que, no seu entender, seria fundamental para a preservação do património existente.

“É um património nosso, que é uma mais-valia do ponto vista histórico, mas que pode, também, ser uma mais-valia económica em termos turísticos. Hoje, cada vez mais, os turistas procuram conhecer a história, o património e a cultura dos locais que visitam, por isso, temos de valorizar aquilo que é nosso (…) Temos muito para mostrar a quem nos visita, mas também aos residentes, em particular aos jovens, que muitas vezes desconhecem a nossa história", referiu.

José Manuel Rodrigues adiantou que estão previstos mais projectos expositivos.

Fechar Menu