Madeira

Costa Sul começa a sentir o Verão

No continente há 22 concelhos em risco máximo de incêndio e todo a extensão, à excepção de Faro, em aviso amarelo até amanhã à noite devido às temperaturas altas

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

As nuvens estão de saída, pelo menos da costa Sul da Madeira, que hoje se apresenta com céu pouco nublado. No restante arquipélago haverá períodos de céu muito nublado e nas vertentes norte e terras altas possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da manhã. O vento será fraco a moderado de Norte, soprando por vezes até 40 km/h nas terras altas.

No Funchal o céu estará em geral com poucas nuvens e com vento fraco. A temperatura máxima desceu ligeiramente dos 26ºC para os 25ºC, mantendo-se no Porto Santo nos 24ºC. A Ponta do Sol é recordista hoje com 27ºC. Aos 25ºC chegam Câmara de Lobos e Santa Cruz nas horas mais quentes desta quinta-feira.

O Porto Moniz, São Vicente e Machico ficam-se pelos 24ºC, a Ponta do Pargo, Santana e Caniçal pelos 23ºC.

Quanto ao mar, hoje a temperatura varia entre os 21/23ºC. Na costa Norte com ondas de Nordeste com 1 a 2 metros; na costa Sul serão de Sueste inferiores a 1 metro.

Hoje é mais um dia de risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta tanto na ilha da Madeira como na do Porto Santo, que registam 9 e 8 valores, respectivamente. O IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e ainda que evite a exposição das crianças ao sol.

Hoje em Portugal continental 22 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Viseu apresentam risco máximo de incêndio. Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém). O IPMA colocou também em risco máximo de incêndio os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria), Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova (Coimbra) e Santa Comba Dão (Viseu).

Há também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O IPMA colocou também todos os distritos do continente, com excepção de Faro, em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente até às 22 horas de amanhã.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na costa Sul do Algarve a partir do final da tarde, com possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante Norte, soprando do quadrante Leste no Algarve, sendo moderado na faixa costeira a Norte do Cabo Espichel durante a tarde. Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante Leste na região Sul e, a partir do final da tarde, do quadrante norte nas regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 24ºC (em Portalegre) e as máximas entre os 28ºC (em Aveiro) e os 42ºC (em Santarém).