>
Artigos

O colapso do modelo

Parece que o Madeira Palácio vai ser reconstruído. Por um lado, fico satisfeito, já que o hotel faz parte das minhas memórias, mas por outro lado fico triste.

Fico triste porque a autorização não só contempla a reconstrução do que existia, mas também um aumento dramático no número de quartos, numa altura em que já toda a gente viu e quem quis perceber percebeu que a solução não está em aumentar o número de quartos. A solução está em reduzir a oferta.

Porque quando se reduz a oferta o preço por unidade sobe, e com menos pessoas satisfazemos a mesmas necessidades ao mesmo tempo que se reduz a pressão sobre as estruturas (nomeadamente o aeroporto) e sobre a população.

Esta (nova) licença cheira, mais uma vez, como o Savoy, como uma espécie de saldar de contas por jeitinhos prévios...

Vamos mentalizar-nos que precisamos de ficar melhores ficando mais pequenos. O número de turistas recebidos importa muito pouco, se forem os turistas errados, como têm sido, e como serão cada vez mais se se prosseguir este modelo caduco.

É preciso reduzir a oferta e fomentar a procura nos escalões de mercado que nos interessam mais. Os que querem conforto, e alguma exclusividade, e não hesitam em pagar por isso. Os que preferem as companhias de bandeira às low cost. Porque preferem pagar um pouco mais (que às vezes nem é...) do que serem tratados pior que a bagagem.

Estes clientes exigem um serviço de qualidade. Para os quais são necessários mais trabalhadores, e mais qualificados. O previsível aumento do proveito por quarto tem de ser suficiente para alimentar toda uma cadeia de valor, desde o empresário aos trabalhadores e fornecedores, por forma a garantir a qualidade de serviço em todo o espectro da experiência.

Mas para isso é preciso garantir o downsizing, o que passa necessariamente pela recusa de novas licenças de construção... Provavelmente será necessário esperar uma mudança de governo para que haja uma mudança de paradigma. E entretanto, vamos marcando passo e, cada vez mais, destruindo a imagem de um destino que já foi de excelência.

Fechar Menu