5 Sentidos

Universidade da Madeira organiza debate e documentário sobre pintora Martha Telles

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A Universidade da Madeira (UMa) apresenta quinta-feira, 23 de Maio, um documentário sobre a vida e obra da pintora madeirense Martha Telles

Com guião de Filipa Silva e realização de David Atouguia, o documentário, apresentado às 10h30 no Campus da Penteada, integra a série ‘Artistas Plásticos na Madeira’, produzida pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direcção Regional de Educação.

Após a apresentação, seguir-se-á um debate sobre o património audiovisual e a sua relevância na preservação da memória de artistas regionais, com a presença de David Atouguia, Carlos Valente, Isabel Santa Clara, Márcia Sousa e Duarte Encarnação.

Martha Telles nasceu a 19 de Agosto de 1930 no Funchal. Após ter obtido o curso de Pintura na Escola de Belas Artes do Porto, estudou Sociologia da Arte na Sorbonne, sob a orientação de Maria Helena Vieira da Silva. Em 1961, apresentou a sua primeira exposição individual em Copenhaga, onde também trabalhou como desenhadora técnica.

Entre 1971 e 1981, a artista madeirense obteve o Bacharelato em Artes Plásticas, pela Universidade do Quebeque, frequentou o curso de gravura na Universidade McGill e foi bolseira do Conselho das Artes do Canadá.

Além de se ter distinguido na pintura a óleo, utilizou nas suas obras a aguarela e a gravura, tendo ainda feito cartões para tapeçaria.

A pintora madeirense faleceu a 21 de Fevereiro de 2001, em Lisboa. Em 2003, foi organizada uma exposição de homenagem a título póstumo na Casa-Museu Frederico de Freitas.