Mundo

Mike Pompeo e Sergei Lavrov reunidos para melhorar relações entre EUA e Rússia

FOTO Reuters
FOTO Reuters

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse hoje, durante uma reunião com o homólogo russo, Sergei Lavrov, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está decidido a melhorar as relações com a Rússia, enquanto o russo revelou “optimismo”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse esperar que as conversações com Mike Pompeo dissipem “suspeitas e preconceitos de ambos os lados” e ajudem a redefinir os laços danificados entre ambos os países.

No início da reunião com Pompeo, Lavrov afirmou que os laços constrangidos entre a Rússia e os EUA não apenas “atrapalham a segurança [da Rússia], mas causam preocupação à comunidade internacional”, acrescentando que Moscovo está disposta a trabalhar com Washington em várias questões, nomeadamente a luta contra o terrorismo e conflitos regionais.

Ainda antes, o chefe da diplomacia norte-americana mostrou vontade em consertar as relações e encontrar áreas de cooperação mútua, revelando, em declarações televisivas, que estava em Sochi porque o presidente Trump está “comprometido em melhorar este relacionamento”.

Disse ainda que cada país quer proteger os seus interesses, mas que há áreas para a cooperação mutuamente benéfica, incluindo a luta contra o terrorismo.

Pompeo afirmou ainda que um relacionamento melhorado, após ser prejudicado pela anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, as interferências nas eleições americanas de 2016 e as sanções aplicadas pelos EUA à Rússia, “será bom, não apenas para os dois países, mas para todo o mundo”.

Espera-se ainda que o secretário de Estado americano tenha uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, numa série de reuniões em que os assuntos abordados serão o controlo de armas, a Síria e o Irão, o aumento de tensões entre a Rússia e Estados Unidos, a crise na Venezuela e o programa nuclear da Coreia do Norte.