Desporto

Madeirenses na corrida pelo título Mundial de vela

André Pontes ‘voou’ ontem para o segundo lugar do pódio do Mundial Techno 293 Plus. Foto Patrik Pollak Ver Galeria
André Pontes ‘voou’ ontem para o segundo lugar do pódio do Mundial Techno 293 Plus. Foto Patrik Pollak

André Pereira e Laura Pontes são os dois madeirenses que estão na corrida pelo título de campeões do Mundo de vela da classe Techno 293 Plus.

Os atletas do Centro Treino Mar, cumpriram hoje de forma ‘exemplar’ o segundo dia do Mundial que está a realizar na cidade algarvia de Portimão, conseguindo subir aos lugares do pódio.

Na competição masculina André Pereira subiu do sexto lugar, da classificação absoluto para o segundo posto depois de ter feito três regatas de excelente nível (4.º, 2.º e 3.º), estando a agora a 19 pontos do líder, o grego Alexandros Kalpogiannakis.

Na frota feminina Laura Pontes manteve o terceiro lugar absoluto, sendo a segunda melhor atleta no escalão de sub-19, atrás da francesa Enora Tanne. A jovem velejadora cumpriu duas regatas na jornada de hoje alcançado um quinto e um segundo lugares.

Quanto aos outros dois madeirenses, que fazem parte da selecção lusa, estiveram um dia regular. Tiago Sousa, do Clube Naval do Funchal continua no 11.º posto nos sub-19, depois dos 20.º, 17.º e 16.º lugares nas regatas do dia, enquanto Rodrigo Ferreira é o 12.º melhor classificado nos sub-19 (15.º, 22.º e 29.º nas regatas de ontem).

De destacar que Portugal faz a estreia como organizador de um Mundial desta classe, com o destaque da selecção portuguesa ser 100% madeirense, com quatro velejadores e o técnico nacional, o ex-velejador olímpico João Rodrigues