Desporto

Madeirenses representam Portugal no Mundial de Techno 293 Plus

A selecção portuguesa é toda ela composta por madeirenses.
A selecção portuguesa é toda ela composta por madeirenses.

Quatro jovens madeirenses compõem a 100% a selecção portuguesa que está a participar no Campeonato do Mundo de Vela da classe Techno 293 Plus, que arrancou hoje na cidade algarvia de Portimão e prolonga-se até este sábado.

Liderados pelo ex-velejador olímpico João Rodrigues, seleccionador nacional desta classe de prancha à vela, a frota insular luta, juntamente com cerca de quatro dezenas de velejadores, oriundos de sete países, pelo título mundial no sector masculino e feminino.

André Pereira, Rodrigo Ferreira e Laura Pontes, todos atletas do Centro Treino Mar, e Tiago Sousa (Clube Naval do Funchal) formam o quarteto português nesta importante prova internacional da época de 2019.

Neste primeiro dia de competição destaque para a jovem Laura Pontes que ao final das quatro regatas realizadas está num brilhante terceiro lugar. Já no sector masculino André Ferreira ocupa o sexto lugar, Tiago Sousa está na 22.ª posição e Rodrigo Ferreira é 24.º classificado.

De referir que Portugal recebe pela primeira vez um Mundial desta classe Techno 293 Plus, de 21 a 27 de Abril.

Esta classe de windsurf, tem sido uma das novas apostas da Federação Portuguesa de Vela (FPV) destinada a jovens até aos 19 anos, e que integram o programa olímpico de juventude, ou em regime open para competidores acima desta idade.

Este projecto da FPV pretnde lançar as sementes para o desenvolvimento uniforme e em simultâneo em todas as regiões do país, desta classe que é já uma das maiores no panorama da vela mundial e que ‘alimenta’ com novos atletas de elite todas as outras (cerca de 20) classes/disciplinas de windsurf, inclusive a olímpica RS:X.