País

Dois mortos em queda de aeronave ligeira em Bragança, um deles era jovem piloto da TAP

None

Duas pessoas morreram hoje na sequência da queda de uma aeronave ligeira em Bragança, disseram à Lusa fontes do INEM e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança.

Segundo fonte do CDOS de Bragança, o alerta para uma “explosão e queda de aeronave ligeira” na zona de Aveleda e Rio de Onor, foi dado às 17:54.

As fontes do CDOS e do INEM confirmaram que duas pessoas morreram no acidente.

De acordo com fonte aeronáutica, “ambos tinham ‘brevet’ de piloto”.

A aeronave, que fazia um “voo de recreio”, pertence ao Aeroclube de Bragança.

No local estavam, cerca das 18:30, segundo o CDOS, 15 bombeiros apoiados por seis viaturas.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAFF), disse à Lusa fonte daquele organismo, já tomou conhecimento do acidente e vai enviar uma equipa para o local para iniciar uma investigação.

Vítimas de queda de aeronave em Bragança são jovem piloto da TAP e empresário

As duas vítimas mortais do acidente com uma aeronave hoje em Bragança são um piloto da TAP de 26 anos e um empresário de 60, ambos daquela cidade e membros do Aeroclube de Bragança.

Os dados sobre as vítimas foram dados à agência Lusa por fonte da direção do Aeroclube de Bragança.

A aeronave que caiu ao final da tarde de hoje na zona de Aveleda e Rio de Onor, num local muito próximo do Aeródromo de Bragança, tinha sido usada pouco tempo antes por um outro membro daquele aeroclube, o piloto Telmo Garcia.

O piloto referiu, em declarações à Lusa, que o voo que fez correu bem e que não detetou “nenhum problema” na aeronave ultraligeira de dois lugares.

Telmo Garcia contou à Lusa que tinha aterrado o aparelho, “comprado recentemente, cerca das 17:00 no aeródromo de Bragança.

Para aquele piloto, “tudo aponta para que tenha sido falha estrutural do aparelho”, visto que “uma asa está a cerca de 150 metros dos outros destroços”.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, em declarações à Lusa, o alerta para uma “explosão e queda de aeronave ligeira” foi dado às 17:54.

Uma testemunha, Flávio Alves, habitante da aldeia de Varge, situada junto ao local da queda, relatou ter visto o avião “a passar várias vezes” e que, no momento do acidente, ouviu “uma explosão” e viu “peças a cair”.