Vigília pela enfermagem este sábado no Hospital do Funchal

Iniciativa a nível nacional realiza-se pelas 19h30

None

O MNENF (Movimento Nacional de Enfermagem) e SINDEPOR (Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses) estão a promover vigílias nacionais pela enfermagem, que irão decorrer este sábado, dia 23 de Fevereiro, pelas 19h30, em vários hospitais, incluindo o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O objectivo é sensibilizar a opinião pública para os vários problemas que afectam a classe de enfermagem, nomeadamente a ausência de uma carreira digna que permita que a classe seja valorizada, como profissionais de saúde através da progressão.

Em causa está também o ‘eterno’ protelar das negociações de uma carreira de enfermagem entre o governo e os sindicatos de enfermagem; a carência de profissionais de enfermagem nos serviços do SNS que ‘obriga’ os enfermeiros a trabalhar em condições bem abaixo das dotações seguras, acarretando riscos até para os utentes; o descongelamento real das carreiras independentemente do vinculo contratual e sem apagão de anos de serviço.

Serão também realizadas vigílias em Lisboa – Belém; Porto- Hospital de São João; Coimbra – Portaria do Polo HUC; Braga – Praça da República; Covilhã- Portão Lateral Frente á GALP; Guarda – Alameda de Santo ANdre; Faro- Hospital de Faro; Viseu- Portaria Hospital Tondela Viseu; Bragança; Macedo Cavaleiros; Mirandela e Chaves - Hospital de Chaves.