Mundo

Províncias moçambicanas de Sofala e Manica sem energia eléctrica devido a queda de torre

None

As províncias de Sofala e Manica, centro de Moçambique, estão sem energia eléctrica desde quarta-feira, devido à queda de uma torre da linha de transporte de alta tensão, informou hoje em comunicado a Electricidade de Moçambique (EDM).

A nota refere que uma avaria atingiu a torre na linha de transporte que parte de Matamba, na província de Tete, centro de Moçambique, até Chibata, em Manica.

A EDM assegura que está a desenvolver esforços para garantir que as províncias de Sofala e Manica recebam provisoriamente energia eléctrica a partir das centrais hídricas de Chicamba e Mavúzi, em Manica, enquanto o problema não for resolvido definitivamente.

A comunicação social moçambicana dá conta de que na sequência do corte no fornecimento de energia as actividades económicas nas duas províncias estão quase paralisadas, restando a alguns operadores económicos a alternativa de laborar, a custo, através de geradores.

O Notícias, principal diário do País, refere que a capital da província de Sofala, Beira, vive uma situação de “poluição sonora”, devido ao uso massivo de geradores, para colmatar a falta de energia eléctrica.