Mundo

Conheça o perfil de Juan Guaidó

O venezuelano autoproclamou-se presidente interino da Venezuela

None

Considerado inexperiente e com discurso ambíguo, pela oposição, construtor de consensos e grande organizador pelos seus apoiantes, Juan Guaidó integra a nova geração política que surgiu após os protestos estudantis de 2007, na Venezuela.

Estudou engenharia na Universidade Católica de Caracas e fez a sua pós-graduação em gestão pública na universidade de George Washington, nos Estados Unidos da América, e no Instituto de Estudos Superiores de Administração da capital venezuelana.

Antes de ser eleito para a Assembleia Nacional, estudava e colaborava politicamente com Leopoldo López, o líder da oposição actualmente em prisão domiciliária. O jovem deputado de 35 anos não gosta que o vejam como um político sem experiência e exibe com orgulho que foi, junto de López, um dos fundadores do partido Vontade Popular.

Guaidó teve uma carreira de nove anos na Assembleia Nacional, cinco deles como deputado suplente (2011-2015) e quatro como titular.

A Dezembro de 2018 foi confirmado pelos membros de seu apoio político como presidente do órgão legislativo para o período de 5 de Janeiro de 2019 até 5 de Janeiro de 2020.

No seu discurso como novo presidente do parlamento falou sobre os presos políticos, sobre a crise que enfrenta a Venezuela, da corrupção, do êxodo venezuelano e de outros problemas importantes do país.