Madeira

‘Economia Azul’ é prioridade do programa de Cafôfo

II Convenção dos Estados Gerais do PS-M decorre sábado com ministros do Mar e do Ambiente e da Transição Energética

None

O Partido Socialista-Madeira promove, este sábado, 12 de Janeiro, no Hotel Pestana Casino Park, a II Convenção dos Estados Gerais. A iniciativa, que tem início pelas 09h30 e que decorre ao longo do dia, tem como objectivo o debater as prioridades a constar do programa de governo do PS para a Madeira.

A II Convenção dos Estados Gerais do PS-M irá ser composta por seis painéis de debate e contará com a presença de diversos convidados, entre os quais se destacam a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Nesta iniciativa serão vários os temas em debate, sendo que a Economia do Mar irá ter um lugar de relevo, tendo em conta as potencialidades que a Região Autónoma da Madeira tem nesta área, as quais o candidato do PS à presidência do Governo Regional considera determinante que sejam aproveitadas.

Paulo Cafôfo tem na diversificação da economia regional uma das suas prioridades, “não só como forma de promover o crescimento económico em si, mas também do ponto de vista da criação de novos postos de trabalho e, assim, combater o desemprego e a emigração”.

Segundo refere, “a área da economia ligada ao mar – a chamada Economia Azul – constitui um grande potencial de desenvolvimento da Região e de criação de riqueza, podendo ser um factor de atracção de novas empresas e actividades ligadas à tecnologia e à inovação, as quais, por seu turno, poderão ser geradoras de emprego qualificado”.

O candidato socialista vinca que esta é uma das prioridades do seu programa político, razão pela qual este assunto irá ser um dos principais pontos em debate ao longo do dia.

A sessão de abertura da II Convenção dos Estados Gerais está marcada para as 09h30, contando com as intervenções do presidente do PS-Madeira, Emanuel Câmara, do candidato do partido à presidência do Governo Regional, Paulo Cafôfo, e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Pelas 11 horas, terão início os dois primeiros debates, que ocorrerão em simultâneo em salas diferentes. Assim, na sala Funchal, sob a coordenação de Rúben Eiras e Thomas Dellinger, serão debatidos os “Desafios da Economia Azul: Energias Renováveis, Bioeconomia, Shipping e Ordenamento do Espaço Marítimo”.

Este painel terá como oradores convidados António Sarmento, diretor do WavEC Offshore Renewables, Pierre Erwes, CEO da Biomarine International Clusters Association, Jorge Fernandes, CEO da Portline Ocean, Fátima Alves, da Universidade de Aveiro, coordenadora do Hub Nacional de Portugal na Estratégia do Atlântico da Comissão Europeia, e Luca Marangoni, Head of Policy for Sea Basin Strategies and Maritime Regional Cooperation, DG Mare, European Comission.

Por seu turno, na sala Lisboa, sob a coordenação de Pedro Diniz, decorrerá o debate subordinado à temática “Por uma Administração Pública Moderna Acessível a Todos”, o qual contará com os contributos dos convidados Miguel Silva Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Sancha Campanella, advogada e vice-presidente do ISAL, e Ricardo Frade Gouveia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da RAM.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, na sala Funchal, decorrerá o painel de debate sobre “Coesão e Desenvolvimento Territorial”, que será coordenado por João Figueira de Sousa e que contará com as intervenções de Paulo Cafôfo, candidato do PS-M a presidente do Governo Regional, José Reis, da Faculdade de Economia e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética.

À mesma hora, na sala Lisboa, sob a coordenação de Rúben Eiras e Thomas Dellinger, serão debatidas as “Oportunidades na Economia Azul: Potencial da Região Autónoma da Madeira”. Este painel terá como oradores convidados Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, Artur Costa, Offshore Business Developer do CEiiA, Jitendra Tuicidas, vice-presidente da Associação dos Amigos da Nova Rota da seda, consultor de negócios para China e Macau, e Rui Azevedo, secretário-geral do Fórum Oceano.

A partir das 16h30, na sala Funchal, será a vez do debate sobre “Juventude: Inclusão, Empreendedorismo, Desenvolvimento e Futuro”, que será coordenado por Rui Caetano e que terá como convidados João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Miguel Fontes, director executivo da STARTUP LISBOA, Mário Cordeiro, pediatra, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e Olavo Câmara, presidente da JS-Madeira.

Já na sala Lisboa, sob a coordenação de Sílvia Sousa Silva, decorrerá o debate sobre “Florestas: Produção, Conservação e Segurança das Pessoas”, que terá como oradores Francisco Castro Rego, presidente do Observatório Técnico Independente para Análise dos Incêndios Florestais e Rurais, e Domingos Rodrigues, do Centro de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira.

De referir ainda que a iniciativa é aberta a todas as pessoas interessadas.