Madeira

Jorge Carvalho presente nas celebrações do 32.º aniversário da Casa da Madeira nos Açores

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A Casa da Madeira nos Açores (CMA) irá celebrar nos próximos dias 7 e 8 de Julho, o seu 32.º aniversário com um sarau cultural intitulado ‘Os Cordofones no Espaço Insular e Atlântico’, juntamente com a inauguração da Sala Gaspar Frutuoso, constituída por um pequeno auditório e uma biblioteca temática, composta por mais de um milhar de livros, que abordam questões e temas da cultura e história do arquipélago da Madeira, contribuindo, assim, para a promoção do conhecimento e da informação através da leitura. O programa contempla ainda um jantar comemorativo com mais de uma centena de madeirenses radicados nos Açores.

O principal objectivo da CMA passa por criar a maior biblioteca madeirense fora da Região Autónoma da Madeira, versando, em exclusivo, a cultura e a história do arquipélago.

O sarau cultural contará com a participação de quatro reputados músicos e investigadores - Roberto Moritz, Rafael Carvalho, Vítor Sardinha e Wellington Nascimento - que têm dedicado a sua actividade ao estudo e ensino dos cordofones característicos dos nossos espaços insulares dos Açores e Madeira.

As comemorações contam ainda com a presença do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, em representação do Governo Regional da Madeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.

Nas últimas três décadas de existência a CMA tem desenvolvido um vasto rol de actividades culturais de divulgação do Arquipélago da Madeira nos Açores, bem como a integração dos madeirenses que, chegados aos Açores, procuram o auxílio da CMA. Tendo como principal missão a promoção e divulgação do património cultural madeirense no Arquipélago dos Açores e vice-versa.