Madeira

Câmara do Funchal assinou protocolo com Rede Europeia Anti-Pobreza

None

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e a Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social na Autarquia, oficializaram hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo com a Rede Europeia Anti-Pobreza, representada na ocasião pelo respectivo Presidente, o Padre Agostinho Moreira.

O objectivo é estabelecer uma parceria técnica e financeira para a identificação de problemas sociais no concelho do Funchal e consequente intervenção, bem como a prevenção de novas situações de pobreza e exclusão social. O protocolo tem uma dotação financeira de 20 mil euros.

Paulo Cafôfo sublinhou, na ocasião, que a Autarquia do Funchal “tem dado o exemplo e é bom saber que esta nossa iniciativa de celebrar um protocolo com a Rede Europeia Anti-Pobreza será seguida pelo Governo Regional. Porque este é um desígnio de todos, não há aqui cores políticas, nem órgãos melhores de soberania do que outros, temos de estar em sintonia com as Juntas de Freguesia, as Autarquias, o Governo Regional e o Governo da República, e temos de estar todos do mesmo lado quando se trata de combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão”.

O Presidente relembrou, igualmente, que a Autarquia já possui um Fundo de Investimento Social e vários programas de valorização e capacitação do ser-humano. “Temos o conhecimento empírico, mas importa-nos aplicar aqui aquelas que são as políticas públicas de combate à pobreza”, referiu Cafôfo, sendo necessário um “diagnóstico bem feito, que nunca foi realizado na nossa cidade e na nossa Região, sem ocultar ou camuflar informação”, considerando que esta parceria “irá ajudar-nos imenso a dar substância àquelas que são as nossas políticas sociais”.