Madeira

Rubina Leal é a favor das quotas de género

None

Se no passado Rubina Leal achava que apenas o mérito e a competência eram suficientes para definir uma pessoa enquanto profissional na área da política, independentemente de ser homem ou mulher, sendo desnecessária a existência de quotas, hoje a sua opinião é bem diferente.

“A introdução das quotas em Portugal foi um grande passo. A oportunidade foi criada porque a lei o impôs e foi importante para que passasse a haver uma maior participação das mulheres na vida política.” O testemunho foi deixado ontem à noite pela social-democrata, no auditório da FNAC, durante a Tertúlia ‘Ser Mulher’.

Rubina Leal falou de igualdade e disse: “O nascer mulher não pode ser uma condição para ser inferior, ser diferente ou ser menor. E isso ainda existe. Temos mulheres no mundo que não se podem vestir como querem, que não podem conduzir e enquanto existirem mulheres que sofrem, acho que devemos continuar a assinalar o Dia da Mulher”.

Recordou também o passado em Portugal, tendo afirmado que “é uma questão de olharmos para trás”. “Por vezes esquecemos que nós não podíamos votar, que nós não podíamos ir à escola”, por isso enalteceu as mulheres que ao longo dos anos lutaram pela causa feminina, sublinhando que “a liberdade foi a maior conquista das mulheres em Portugal”, acrescentou.

Ainda assim, notou que ainda persistem desigualdades, até porque existem muitas mulheres nas universidades e em determinados serviços, “mas não existem tantas mulheres na liderança em lugares públicos de decisão”, referindo que “a igualdade é algo que se conquista todos os dias “com muito esforço”.

“Por mais que queiramos ser simpáticas, julgo que não podemos dizer que não há diferenças, daí ser fundamental continuar a assinalar o Dia da Mulher, não por uma questão de feminismo mas por uma questão de igualdade”, reforçou.

Refira-se que a tertúlia contou com 20 mulheres de várias áreas e em profissões/cargos nos quais a presença feminina é pouco representativa e figuras que se destacam nas suas áreas de trabalho/formação.