Madeira

Situação ligeiramente melhor do que o previsto

Os avisos continuam em vigor, mas não vão ser agravados

A chuva vai cair com maior intensidade entre as 15h e as 16h.   Foto Shutterstock.
A chuva vai cair com maior intensidade entre as 15h e as 16h. Foto Shutterstock.

A situação do estado do tempo está a evoluir ligeiramente melhor do que o previsto, segundo o director do Observatório Meteorológico do Funchal. Vítor Prior prevê que o período de maior intensidade de chuva vá verificar-se hoje entre as 15 horas e as 16 horas, mas em geral não se esperam valores muito elevados de precipitação.

Esta manhã o vento tem-se feito sentir, sobretudo nas zonas montanhosas, onde já foram registadas rajadas de 106Km/h. Vítor Prior avança que o aviso em vigor não vai subir para o vermelho, como inicialmente chegou ser colocada a hipótese.

Para hoje, no arquipélago, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã. Estão previstos períodos de chuva fraca, aumentando gradualmente de intensidade e frequência, e sendo por vezes forte a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde. Estão reunidas ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Quanto ao vento, será moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante Sul, com rajadas até 90 km/h, soprando forte a muito forte (40 a 60 km/h) e com rajadas até 100/120 km/h nas zonas montanhosas, rodando para o quadrante Oeste a partir do final da tarde e diminuindo de intensidade.

Há também a registar uma pequena subida da temperatura mínima, que hoje será de 16ºC. A máxima vai chegar aos 21ºC.

No Funchal, o céu vai apresentar também períodos de muita nebulosidade, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã. Haverá períodos de chuva fraca, aumentando gradualmente de intensidade e frequência, e sendo por vezes forte a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde. Aqui estão igualmente reunidas as condições para trovoada.

Na capital madeirense, o vento será moderado (20 a 30 km/h) do quadrante Sul, aumentando para moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da manhã, por vezes com rajadas até 85 km/h, rodando para o quadrante Oeste fraco a moderado (até 25 km/h) a partir do final da tarde.

No mar, estão previstas ondas de Noroeste com 2,5 a 3,5 metros, na costa Norte. Na costa Sul, estão previstas ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, aumentando temporariamente para 3,5 a 4,5 metros.

Recorde-se que estão em vigor alguns avisos meteorológicos. Na costa Norte, está em vigor um laranja a partir das 11 horas de hoje, até às 16h para chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, passando depois a amarelo até às 19h. Estes avisos são extensíveis à costa Sul, que tem ainda aviso amarelos em vigor até às 18h para agitação marítima e para vento até às 20h.

No Porto Santo, os avisos são amarelos, para agitação marítima até às 18h; para chuva entre as 13h e as 22h e para vento entre as 15h e as 19h.

Nas regiões montanhosas, o aviso é laranja para vento, entre as 11h e as 15h e amarelo para chuva no mesmo período, descendo depois disto para avisos amarelos até às 19h.