Madeira

Chuva fraca prevista para a passagem de ano na Madeira

IPMA prevê “probabilidade elevada de ocorrência de precipitação fraca” para o fim-de-ano na Madeira

None

A pouco mais de 24 horas do grande espectáculo pirotécnico no Funchal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) actualizou a informação meteorológica para aquele período e prevê forte a probabilidade de a chuva fraca marcar presença na passagem de ano na Madeira.

“Até ao início da manhã de dia 31 de Dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira será condicionado por um anticiclone relativamente intenso localizado sobre o Golfo da Biscaia, e por uma depressão, pouco cavada, centrada junto a Marrocos, com maior expressão nos níveis altos e em deslocamento gradual para Oeste, a qual tenderá a encher”, lê-se na previsão especial para a noite de São Silvestre na Madeira.

“Por outro lado, a partir da tarde de dia 31, aproximar-se-á por Ocidente um vale depressionário, ao qual está associado uma superfície frontal fria. Assim, até à manhã de dia 31, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, e possibilidade de ocorrência de precipitação fraca”, aponta o IPMA.

“A partir do meio da tarde de dia 31, prevê-se que o céu se torne muito nublado, com probabilidade elevada de ocorrência de precipitação fraca, que poderá ser temporariamente moderada durante a noite de passagem de ano. Esta precipitação deverá tornar-se pouco frequente a partir da manhã de dia 1”, descreve o Instituto.

Quanto ao vento, irá soprar fraco a moderado a predominar de Sueste, aumentando de intensidade nas zonas montanhosas, onde se tornará moderado a forte a partir da manhã de dia 31 e no restante arquipélago a partir do final de dia 31, enfraquecendo durante a tarde de dia 1.

Já as temperaturas vão continuar amenas como é tradição. A temperatura máxima deverá variar entre 17 e 22ºC, embora nas zonas montanhosas seja inferior, entre 8 e 12ºC. Em relação à temperatura mínima, os valores deverão variar entre 13 e 17ºC, e nas zonas montanhosas, entre 5 e 9ºC.