Mundo

Mais de 300 migrantes resgatados ao largo da Líbia esperados hoje em Espanha

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Mais de 300 migrantes resgatados há uma semana por uma organização não-governamental (ONG) espanhola, ao largo da Líbia, chegam hoje ao sul de Espanha, depois de Itália e Malta negarem a entrada nos seus portos.

O barco da ‘Proativa Open Arms’ deveria chegar hoje por volta das 8 horas (7 horas em Lisboa) ao porto de Crinavis, no município de San Roque, na baía de Gibraltar, de acordo com a ONG, citada pela agência France Presse.

Uma vez em terra, os 310 migrantes, nomeadamente da Somália, Nigéria e do Mali, serão acolhidos pela Cruz Vermelha, que terá no local um dispositivo de apoio.

A polícia irá então identificá-los antes que possam ser encaminhados para as áreas de recepção. No total, o procedimento levará “várias horas”, apontou a Cruz Vermelha.

Resgatados a 21 de Dezembro em três barcos precários, estes migrantes foram autorizados a desembarcar em Espanha no dia seguinte pelo Governo de Pedro Sanchez, depois de terem sido recusados por Itália e Malta.

Segundo Madrid, a Líbia, a França e a Tunísia não responderam ao pedido da ONG após a recusa de Itália.

Esta é a primeira vez em quase cinco meses que a Espanha deixa atracar nos seus portos um barco de uma ONG com migrantes a bordo.

Em Junho, o primeiro-ministro espanhol anunciou que o país iria acolher em Valência o navio humanitário Aquarius, com 629 migrantes, que Itália e Malta se haviam recusado a receber.

Em novembro, foram acolhidos em Portugal, pela Câmara do Fundão, dezanove migrantes do navio Aquarius II.