Madeira

Alunos da Ponta do Sol apresentam ‘Exercício / Espectáculo de Teatro’

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Os alunos da Disciplina de Teatro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, apresentam um ‘Exercício / Espectáculo de Teatro’, no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 20 horas, no Centro Cultural John dos Passos.

Este evento de Teatro Educação, com direcção artística e pedagógica da responsabilidade do professor Zé Abreu, está aberto a toda a comunidade e será de entrada gratuita.

Numa época em que as crianças e jovens estão cada vez mais ‘reféns’ das novas tecnologias, uma disciplina como o Teatro é um caminho para uma melhor socialização, para uma melhor aprendizagem individual e colectiva através da concepção de projectos de artes performativas dentro e fora da escola.

Assim, esta iniciativa prática de Teatro Educação será constituída por ‘sketches’ teatrais: ‘O peso da interpretação’; ‘A Princesa Adormecida no Bosque’, ‘João Sem Medo’, ‘Apontamento de Artes Circenses’, ‘Infelizmente, por vezes, só damos valor às coisas depois de as perdermos’, ‘Da vinha ao vinho’ e ‘Performance de Poesia’.

Todos os textos que estarão em palco foram escritos ou adaptados pelos alunos em contexto de sala de aula, sob a orientação do professor de teatro. Haverá ainda tempo para um momento de Teatro de animação através do malabarismo com bandeiras, bolas, prato Chinês, lenços, diábolo e devil stick.

Há treze anos que os alunos desta escola apresentam, semestralmente, à comunidade o seu exercício prático de educação artística, pois todos acreditam que as artes na educação, como o Teatro, incluídas no currículo, têm um papel fundamental na formação integral das crianças e jovens, bem como para o exercício de uma cidadania plena.

Segundo o professor Zé Abreu, “o Teatro como disciplina de educação artística, desempenha um papel importante na educação, uma vez que trabalha diferentes expressões: corporal, vocal, musical, escrita e plástica. E, obviamente, ajuda os alunos a desenvolverem competências nos domínios cognitivos, emocional, afectivo, pessoal, social, artístico e cultural. Também os alunos envolvidos num processo de Teatro-educação desenvolvem a confiança em si e nos outros, a capacidade de trabalhar em equipa, de desenvolver a oratória, a concentração, a memória, a dicção, a leitura e compreensão de textos (dramáticos, poéticos, contos, etc.), a respiração, a projecção, o estar em público, o falar em público, a criatividade, a capacidade de abstracção, a escrita dramática criativa, o sentido estético e a aprendizagem dos códigos teatrais”.