Mundo

Cientistas criam no Canadá novo vírus sintético para tornar vacinas mais eficazes

None

Investigadores criaram no Canadá um novo vírus sintético que poderá levar ao desenvolvimento de vacinas mais eficazes e a melhores tratamentos contra o cancro, revela um estudo hoje publicado na revista científica PLOS One.

O estudo, a cargo de uma equipa de virologistas e microbiologistas da Universidade de Alberta, no Canadá, assinala que o vírus sintético criado, e que originalmente causa uma doença nos cavalos caracterizada por erupções na boca e na pele, pôde ser utilizado como vacina protetora contra a infeção da varíola humana em ratos.

Para um dos coordenadores da investigação, o microbiologista David Evans, métodos como este “promovem a capacidade de produção de vacinas da próxima geração e são promissores como ferramentas para gerar vírus sintéticos complexos que irão ser necessários para tratar o cancro”.

Para produzir o vírus sintético, Evans e restante equipa usaram uma sequência de genoma (conjunto de informação genética) publicada e fragmentos de moléculas de ADN fabricados inteiramente com métodos químicos.

De acordo com a Universidade de Alberta, o vírus que os cientistas reproduziram, em colaboração com uma farmacêutica, é o que reúne até agora mais informação a partir de ADN sintetizado quimicamente.

Na sua forma original, o vírus é um ‘parente’ do vírus ‘vaccinia’, que foi usado na vacina para erradicar a varíola há 40 anos.

A mesma equipa científica utilizou previamente tecnologias de ADN recombinado mais tradicionais para gerar um vírus ‘vaccinia’ que melhorasse o tratamento do cancro da bexiga.

Em ensaios pré-clínicos com ratos, o vírus infetou e matou células cancerígenas ao mesmo tempo que promoveu a resposta imunitária necessária para evitar o reaparecimento de cancro.