Desporto

Gala de Muay Thai consagrou campeões

Madeirense António Faria foi campeão nacional, açoriano André Silva venceu título da Macaronésia

None

O Funchal acolheu no passado sábado a I Gala Internacional da Macaronésia, evento em que foram disputados o título de Campeão da Macaronésia em K1 e o título nacional de Muay Thai, ganhos respectivamente pelo açoriano André Silva e pelo madeirense António Faria.

Na disputa pelo grande título da noite, o de Campeão da Macaronésia, em K1, o atleta açoriano André Silva triunfou na final, disputada com o representante de Cabo Verde, Rogério Andrade. Antes disso, nas meias-finais, o açoriano vencera o combate com o lutador de Canárias, Adonay Moreno, ao passo que o cabo-verdiano se impusera ao madeirense Fábio Santos. Destaque para o emotivo combate final, onde o atleta de Cabo Verde foi sujeito a duas contagens técnicas em virtude dos fortes golpes disferidos por André Silva, curiosamente o mais novo dos quatro atletas que disputaram esta competição.

Mas esta gala também consagrou o madeirense António Faria, da ADMTM Team, campeão nacional de Muay Thay, ao vencer Roman Skulskyi, da Dinamite Team, até então o número 1 do ranking nacional. Um título que consagra a evolução espectacular que este atleta regional tem tido. O juiz foi obrigado a interromper o combate em virtude do atleta do continente não conseguir estancar uma ferida no rosto, entregando desta forma a vitória ao atleta da casa.

Entre os diversos combates da noite, destaque para o triunfo de Marisol Freitas, da ADMTM Team, que venceu aos pontos Joana Duarte, da Boom Academy, no principal combate feminino da noite.

Esta foi uma longa e intensa ‘fight night’, onde os motivos de interesse foram muitos e onde o objectivo de desmistificar os desportos de combate e aproximar cada vez mais esta modalidade da população foi plenamente atingido.

Uma demonstração que o muay thai regional (à excepção do título da Macaronésia, todos os combates foram ganhos por atletas madeirenses da ADMTM) e nacional acompanham o desenvolvimento da modalidade a nível mundial: o muay thai é uma das modalidades que está a ser apreciada pelo Comité Olímpico Internacional para integrar os Jogos Olímpicos de 2024. Esta “boa notícia” para amantes e praticantes de muay thai resulta de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela IFMA (Federação Internacional de Muay thai Amador), em colaboração com outras entidades e com as federações de diversos países no sentido de tornar esta modalidade olímpica.

Homologada pela Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay thai (FPKM), esta gala foi organizada em co-parceria entre a Associação de Desportos de Combate da Madeira e a Associação Desportiva de Muay Thai da Madeira.