Madeira

Dois armadores já requereram Caderno de Encargos do Ferry

O anúncio foi feito esta manhã pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo de Jesus.
O anúncio foi feito esta manhã pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo de Jesus.

O Concurso Público Internacional que visa o restabelecimento da ligação marítima por ferry entre a Região e o continente português foi aberto no dia 25 de Agosto (prazo a partir do qual os armadores concorrentes têm um prazo de 70 dias para a apresentação das suas propostas). Neste momento, dois armadores já adquiriram o Caderno de Encargos deste concurso. O anúncio foi feito esta manhã pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, após a visita às obras de requalificação do Museu Vicentes, no Funchal.

“Tem havido procura e tem havido pedidos do Caderno de Encargos (...) “Até ontem pelo menos dois deles já tinham adquirido o caderno de encargos”, afirmou Eduardo de Jesus, sem no entanto precisar quais as companhias que o adquiram.

“Nós estamos nos primeiros dias de um prazo de 70 dias corridos. Houve já interesse desses armadores e temos tido, de forma quase frequente, perguntas que nos chegam no âmbito do processo em si (não das particularidades do Caderno de Encargos porque isso tem de seguir uma tramitação normal) ”, explicou o Secretário. Eduardo de Jesus mostrou-se, por isso, optimista em relação ao concurso: “Aguardo com expectativa a ver a reacção de outros armadores para além desses [que já solicitaram a compra do Caderno de Encargos].

Recorde-se que são vários os requisitos que constam do Caderno de Encargos deste Concurso Público Internacional, numa linha que o Secretário Regional com a tutela dos Transportes na Região espera mais “competitiva e atractiva”, quer para os operadores que venham a candidatar-se ao concurso, quer para os residentes que venham a encontrar, nesta oferta, uma opção válida e aliciante de mobilidade, comparativamente à opção do transporte aéreo. Se tudo correr como previsto a linha deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2018.