Madeira

Representante da República diz que o ano foi “muito positivo” para a Madeira

None

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse hoje, no Funchal, que, apesar das “dificuldades” e dos “dossiês abertos”, o ano de 2017 foi “muito positivo” para a região autónoma.

“Há dificuldades. Há dossiês abertos, difíceis de resolver, mas, no fundo, o que é preciso é manter a esperança”, afirmou, no decurso de uma audiência com o presidente e os secretários do Governo Regional, que se deslocaram ao Palácio de São Lourenço - residência oficial do representante da República - para apresentarem cumprimentos de Natal.

Ireneu Barreto destacou como exemplo de aspetos positivos o prémio de “Melhor Destino Insular”, atribuído pela terceira vez à Madeira no World Travel Awards, e também a exposição aberta no Museu Nacional de Arte Antiga sobre “As ilhas do ouro branco”, considerando que são “marcos significativos” do que é a região quando se vira para o exterior.

O representante da República vincou, por outro lado, que mantém com o executivo madeirense uma relação não apenas institucional, mas também de “proximidade”.

“Eu, como sou também madeirense, sinto-me muito próximo de todos aqueles que se esforçam pelo progresso desta região e tenho de reconhecer o vosso esforço nesse objetivo”, afirmou, realçando que, apesar das dificuldades, deseja que alguns dos dossiês que estão abertos possam ser fechados a “contento de todos” e “para bem da região e do país”.

O presidente do Governo Regional disse, por seu lado, que o executivo continua a “respeitar e a colaborar” com todas as instituições e agradeceu o esforço do representante da República no sentido de assegurar a prossecução dos “grandes objetivos” de prosperidade, bem-estar e desenvolvimento da região autónoma.