Turismo

Novos prémios no turismo, hotelaria e restauração abertos a "todas as empresas"

Os novos prémios Ahresp que vão ser atribuídos pela primeira vez no ano de 2015, nas áreas de hotelaria, restauração e promoção turística, estão abertos a empresas de qualquer dimensão.

“Queremos que todas as empresas tenham as mesmas oportunidades, incluindo as microempresas. Não conheço nenhum outro evento que englobe toda a cadeia de valor”, sublinhou a secretária-geral da Ahresp-Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Ana Jacinto, na conferência de imprensa de apresentação dos novos prémios.

Para a primeira edição, que irá distinguir “as melhores empresas, instituições, estabelecimentos, marcas e profissionais que se destacaram em 2014”, estão previstas 10 categorias, incluindo o melhor conceito marca, o melhor programa de divulgação de oferta turística e o jovem empresário do ano.

Os projetos e empresas concorrentes poderão fazê-lo através do site que a Ahresp criou para o efeito (www.premiosahresp.pt), indicou também a mesma responsável.

Por cada categoria, haverá um máximo de cinco nomeados escolhidos por um comité de seleção do qual fazem parte profissionais de entidades do setor, incluindo os presidentes da Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal e da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, mas também representantes de empresas como a Central de Cervejas, a Sociedade Ponto Verde e a Compal, entre outros patrocinadores.

Estas nomeações irão conhecer-se em março, explicou Ana Jacinto, adiantando que a fase seguinte será de votação online aberta ao público, validada por uma comissão de honra, da qual fazem parte várias personalidades, incluindo o secretário de Estado-Adjunto e da Economia e o secretário de Estado do Turismo, mas também os presidentes da Ahresp e da Confederação de Turismo de Portugal, entre outros.

Será aliás a este organismo que cabe selecionar os vencedores de duas categorias, que não vão ser votados pelo público, nomeadamente “portugueses lá fora” e a “personalidade do ano 2014”, acrescentou a secretária-geral da Ahresp.

Para maio está prevista a cerimónia de entrega dos prémios, que vão ser validados pela comissão de honra, e cujos vencedores terão direito a um selo especial de reconhecimento atribuído pela associação. Previstos estão também outros prémios que vão ser decididos pelas empresas patrocinadoras, afirmou Ana Jacinto.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, sublinhou por seu turno, durante a conferência de imprensa, que "só faz sentido o reconhecimento vindo do próprio setor", apelando a que não sejam premiados políticos, o que seria "o primeiro passo para retirar o enfoque de onde deve estar, que é o setor privado".