Turismo

Plano de fundos comunitários de apoio ao Turismo apresentado na BTL

A conferência de apresentação do 'Plano de Acção Turismo 2020' está marcada para 25 de Fevereiro, em Lisboa e vai anteceder a inauguração oficial da BTL - Feira Internacional de Turismo.

A elaboração do Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal para utilização dos fundos comunitários teve por base um processo de envolvimento e concertação entre os vários agentes do setor, públicos e privados, resultado da participação em 7 conferências e workshops técnicos realizados nas diferentes regiões do continente, bem como nos Açores e na Madeira.

O objetivo do Plano de Acção é fixar-se como um referencial estratégico para Portugal e para as Regiões no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020. Pretende ainda contribuir para uma maior articulação e seletividade entre investimentos, garantindo uma melhor aplicação dos fundos comunitários no desenvolvimento do Turismo em Portugal.

A Conferência de Apresentação do Plano de Ação Turismo 2020 conta com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Presidente da Comissão Organizadora da BTL, Vítor Neto.

Além da apresentação do Plano de Ação Turismo 2020, esta Conferência tem como temas centrais: Os Grandes Desafios para o Turismo e Os Fundos Comunitários de Apoio à Atividade Turística. No primeiro tema vai intervir o Presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, o vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020, Jaime Andrez e o Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo. No segundo, há abordagem ao Guia de fundos comunitários de apoio ao Turismo pelo responsável da Unidade de Turismo da Comissão Europeia, Alain Libéros, bem como ao plano de Acção Turismo 2020, Diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários, Nuno Fazenda.