País

Universidades portuguesas criam Rede Nacional de Escolas Doutorais

UMa está incluída na RnED

None

Nove universidades portuguesas criaram hoje uma rede de cooperação nas áreas dos doutoramentos e da investigação para promover a melhoria da qualidade dos programas, através da definição conjunta de boas práticas de funcionamento e ensino.

A denominada Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) foi formalizada hoje com a assinatura dos acordos de cooperação entre as nove instituições de ensino superior, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Évora (UÉ).

Integram a rede as universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa.

A reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, explicou à agência Lusa que o principal objetivo da RnED é promover “o contacto entre as universidades ao nível dos doutoramentos e da investigação” para “uma maior colaboração e troca de conhecimentos” nestas áreas.

“Nós somos pequenos, outros são maiores e uns têm mais investigação e doutoramentos em áreas distintas”, disse, apontando “a necessidade de transversalidade de conhecimento e de contacto entre os centros e os doutorandos”.

Segundo a responsável, a cooperação vai notar-se “ao nível de projetos de investigação, de unidades curriculares transversais de conhecimentos gerais para os alunos e em iniciativas nas escolas doutorais”.

A reitora salientou que as escolas doutorais, que agregam os centros de investigação e os alunos do terceiro ciclo, “têm sido uma tendência na Europa” e que as universidades portuguesas “têm feito muito” para Portugal avançar nesta área.

Ana Costa Freitas destacou a ligação das escolas doutorais portuguesas às suas congéneres espanholas para, em conjunto, “afirmarem a Península Ibérica como uma escola ibérica do conhecimento” e ter “mais peso, mesmo ao nível da Europa”.