País

Conselho de Ministros aprova nomes para nova direcção do INE

FOTO Facebook do Instituto Nacional de Estatística
FOTO Facebook do Instituto Nacional de Estatística

O Conselho de Ministros aprovou hoje os nomes dos novos membros do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Estatística (INE), organismo que passa a ser presidido por Francisco de Lima.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo procedeu às nomeações de “Francisco Gonçalves de Lima, Carlos Manuel Matias Coimbra e Maria João Tavares Zilhão, respectivamente, para os cargos de presidente e vogais” do INE.

O novo presidente escolhido pelo Governo vai substituir Alda Carvalho que estava à frente do INE há 12 anos e cujo mandato terminou em 31 de Dezembro, à beira de completar 70 anos, o limite de idade para exercer funções públicas, explicou fonte da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) à Lusa na semana passada.

Na altura, a PCM adiantou que o novo Conselho Directivo iniciará funções quando for obtido o parecer da Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública (CRESAP) “e quando estiverem concluídas as demais formalidades legais necessárias”.

Após a saída de Alda Carvalho, a gestão do instituto está a ser assegurada pelos restantes membros actuais do Conselho Directivo até à nomeação dos novos responsáveis.