País

Comissão Distrital de Protecção Civil de Aveiro reforça vigilância florestal

None

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Aveiro decidiu hoje reforçar os meios de deteção, vigilância e fiscalização de fogos florestais, solicitando à população que mantenha e reforce os comportamentos preventivos, foi hoje anunciado.

“Foi determinado o reforço de meios de deteção, vigilância e fiscalização, com recurso ao patrulhamento dissuasor e vigilância, através de equipas dos vários agentes de proteção civil e ainda o pré-posicionamento dos meios de combate a incêndios, tendo sido também reforçados os meios para o ataque inicial”, refere um comunicado da CDPC de Aveiro.

A decisão foi tomada durante uma reunião daquele organismo que decorreu esta manhã, sob a presidência do presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado.

Fazendo um ponto de situação dos incêndios no distrito, a CDPC realça que “não se verificou até à data nenhuma situação de exceção em termos operacionais” e adianta que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais “mantém a sua plena operacionalidade, assegurada pelos vários organismos e entidades que o compõem”.

O comunicado informa que foi ainda reforçada a coordenação política e institucional com todos os agentes de Proteção Civil e os diversos organismos e entidades de apoio.

A CDPC solicita à população que mantenha e reforce os comportamentos preventivos, nomeadamente alertando para que se evitem comportamentos de risco que possam potenciar ignições (tais como queimas de sobrantes, uso de fogo de artificio e fumar ou foguear junto de espaços florestais/agrícolas, os quais estão interditos até ao fim da Declaração da Situação de Alerta).

É também recomendado que sejam adotadas medidas de autoproteção face à ocorrência de incêndios rurais, seguindo sempre as instruções das autoridades/forças de socorro.

A CDPC recomenda ainda aos presidentes de Câmara que devem reunir as respetivas Comissões Municipais de Proteção Civil, no sentido de avaliar a situação operacional e os riscos potenciais dos seus municípios.

A Proteção Civil estendeu hoje o estado de alerta especial vermelho, o mais grave, relativo aos meios de combate a incêndios florestais, a mais 11 distritos de Portugal continental.

Passam a ser abrangidos por este nível de alerta, do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança, informa a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) num aviso à população.

Estão igualmente sob alerta vermelho, desde quinta-feira, os distritos de Faro e Beja.

Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real encontram-se em alerta laranja, o segundo mais grave.

O Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro define a “prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados”.