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Comissão avalia disponibilização de arquivo da Marinha

Foto Marinha
Foto Marinha

A Marinha Portuguesa tem desde o dia 10 de Fevereiro activa a Comissão de Desclassificação de Documentos, um grupo de trabalho formado por elementos de vários organismos que tem como principal objectivo desta reavaliar periodicamente o acervo dos Arquivos da Marinha com vista à sua eventual reclassificação ou desclassificação e consequente disponibilização ao público. O Arquivo vem conservando a memória da Marinha ao longo de 277 anos e em várias áreas geográficas. Inclui informação importante, nomeadamente ligada às muitas actividades, como dados sobre pessoal, navios, organismos, infra-estruturas e legislação.

“Atenta a relevância da documentação existente, quer do ponto de vista administrativo quer histórico, este trabalho sistemático, que agora se enceta, visa satisfazer o elevado interesse público, reflectido em muitos pedidos de consulta, e vem também contribuir para dinamizar a abertura da Marinha à sociedade e aos cidadãos”, refere a Marinha.

Comissão de Desclassificação de Documentos é constituída por elementos de diversos organismos da Marinha, entre eles do Centro de Documentação Informação e Arquivo Central da Marinha, da Biblioteca Central da Marinha e do Estado-maior da Armada. Funciona na dependência directa do superintendente das Tecnologias da Informação.