Mundo

Situação na Síria oriental não melhorou apesar da resolução da ONU

FOTO Reuters
FOTO Reuters

A situação no enclave sírio de Ghouta oriental não melhorou em absoluto apesar da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU que exige uma trégua na zona, assegurou hoje a organização.

Segundo o responsável humanitário das Nações Unidas, Mark Lowcock, os combates continuam nessa zona dos arredores de Damasco, impossibilitando a entrada de comboios humanitários e a retirada dos feridos.

O secretário-geral adjunto para os Assuntos humanitários garantiu que 40 camiões com ajuda humanitária estão preparados para partir em direcção a Ghouta oriental, mas lamentou que nada tenha mudado desde a adopção da resolução pelo CS, no sábado. A ONU está preparada para se deslocar a dez locais que estão cercados, assegurou Lowcock.

“Quando será aplicada a vossa resolução?”, questionou hoje perante os membros do CS o responsável da ONU.

Desde sábado que não se registou qualquer acesso humanitário, nem autorização do regime para garantir o acesso às zonas cercadas, nem a presença de pessoal médico. Pelo contrário, bombardeamentos diários, mortos diários, feridos diários, sublinhou.

Antes da reunião, o embaixador sueco adjunto na ONU, Carl Skau, reclamou o “acesso imediato” para a ajuda humanitária. “O tempo passa, não há tempo a perder”, implorou.

Após uma noite assinalada por intensos confrontos na periferia de Ghouta oriental, a aviação do regime bombardeou hoje de novo diversas localidades do enclave rebelde, onde segundo o OSDH cerca de 600 civis foram mortos desde 18 de Fevereiro, incluindo mais de 100 crianças.