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British Airways vai indemnizar clientes afectados por ataque informático

Foto REUTERS/Hannah McKay
Foto REUTERS/Hannah McKay

A companhia aérea britânica British Airways anunciou hoje que vai contactar os clientes afectados pelo roubo informático no sentido de proceder a indemnizações às pessoas que fizeram pagamentos com cartões electrónicos.

Mais de 380 mil pagamentos à British Airways efectuados através de cartão electrónico foram alvo de um “sofisticado” ato de pirataria informática que a empresa de aviação diz que vai ser investigado como um “ato criminoso”.

A British Airways - que integra as empresas espanholas Iberia e Vueling, a irlandesa Era Lingus e o grupo International Airline Group -- disse também que já informou as autoridades policiais britânicas.

Segundo a companhia de aviação os pagamentos afectados foram efectuados através da página da internet e da aplicação móvel da British Airways entre as 21:58 do passado dia 21 de agosto e as 20:45 do dia 05 de setembro.

A British Airways recomenda as vítimas do ataque de pirataria informática a contactar as respectivas instituições bancárias.

“Nós vamos indemnizar (os clientes) por todos os danos que possam ter sofrido”, disse hoje o director-geral da British Airways, Alex Cruz, em entrevista à rádio BBC 4 acrescentando que os clientes afectados vão ser contactados de “forma prioritária”.

Alex Cruz especificou que as informações que podem ter sido roubadas são referentes à identidade, endereço postal e email dos clientes assim como dados bancários: número de conta, data de validade dos carões de crédito e o código de segurança de três dígitos.

A empresa publicou pedidos de desculpa pela falha informática nos principais jornais britânicos.