Madeira

Temperatura desce nas zonas altas

Radiação UV muito elevada hoje na Madeira e Porto Santo recomenda cuidados acrescidos na exposição ao sol

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes Sul da ilha da Madeira, vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante Norte, soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas e no extremo Leste da ilha da Madeira e descida de temperatura nas terras altas são as previsões para hoje para o arquipélago efectuadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Na Região do Funchal, o céu estará em geral pouco nublado e o vento fraco (inferior a 15 km/h). As temperaturas vão estar entre os 20ºC e os 25ºC.

Quanto ao estado do mar, na costa Norte o mar apresentará ondas de Norte com 1 a 1,5 metros; a Sul não chegam a 1 metro.

Hoje a Madeira, todas as regiões do continente e Açores estão em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Região está com risco muito elevado, com valor dez, numa escala cujo máximo é onze.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.