Madeira

SESARAM dispõe de nova plataforma para registo e análise de Indicadores de Saúde dos Cuidados Primários

None

O Serviço de Saúde da RAM, passou a dispor de um novo sistema electrónico para registo e análise de Indicadores de saúde para os Cuidados de Saúde Primários.

A nova plataforma, baseada em tecnologias de Business Intelligence, está disponível desde o dia 1 de Agosto de 2018 e irá permitir avaliar o desempenho das Unidades de Cuidados de Saúde Primários/Centros de Saúde da RAM (UCSP) e da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Ponta do Sol.

A apresentação dos indicadores decorreu, no passado dia 7 de Agosto de 2018, no auditório do Centro de Saúde de São Vicente.

Através desta ferramenta será possível uniformizar o registo de dados de saúde, melhorar a qualidade de registos médicos e de enfermagem, monitorizar o trabalho das UCSP/USF, avaliar o desempenho das várias Unidades, fazer benchmarking, redefinir estratégias e métodos de trabalho e definir de linhas de orientação para melhoria dos cuidados em saúde centrados no doente.

Para a criação desta ferramenta o grupo definiu os BI’s (bilhetes de identidade) para cada indicador, tendo como referência o documento produzido pela ACSS a nível Nacional, ajustado à realidade da RAM e do respectivo Sistema de Informação, SEISRAM.

Refira-se que o sistema da RAM já conta com 33 indicadores e respectivos BI’s.

Esta ferramenta vem uniformizar o registo de dados de saúde, beneficiando vários intervenientes, nomeadamente o profissional que procede ao registo e a restante equipa de saúde.

A criação desta plataforma constitui uma aposta na melhoria contínua da qualidade e da transparência, sendo que possibilita avaliar o desempenho de todos os intervenientes no processo de prestação de cuidados de saúde primários e apurar os benefícios do trabalho realizado com o utente, podendo equiparar os resultados com as restantes unidades do país.

Com vista a uniformização dos registos, foi criado um manual de procedimentos disponibilizado aos profissionais de saúde.

A criação desta plataforma electrónica foi o resultado do empenho de um grupo multidisciplinar, constituído por profissionais de saúde de diferentes áreas de intervenção e categorias profissionais, nomeadamente médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, assessoria especializada no apoio à área de gestão, enfermeiros especialistas, técnicos da área da Estatística e de Informática.