Madeira

“Quem vive junto das áreas queimadas pelos incêndios de 2016 tem receios fundamentados”, afirma Herlanda Amado

Deputada municipal referia-se à zona alta da freguesia de São Roque, no Funchal

None

Após os incêndios que lavraram as serras do Funchal foram feitos levantamentos para identificar os motivos para tão rápida propagação dos incêndios em zonas que não seria expectável. Na iniciativa desta manhã, realizada na zona alta da freguesia de São Roque, no Funchal, a deputada municipal da CDU, Herlanda Amado disse que “quem vive junto das áreas queimadas pelos incêndios de 2016 tem receios fundamentados, pois viveram de perto um dos piores momentos que marca a história recente do Funchal”.

“Um pouco por todo o lado a vegetação vai renascendo, mas com ela surgem as infestantes, gerando preocupação às populações residentes nestas zonas do Funchal”, afirmou.

Herlanda Amado referiu que, nesta zona alta da freguesia de São Roque, no Caminho Velho da Igreja, existem moradores que têm manifestado preocupações junto da autarquia funchalense para o facto do crescimento alarmante de eucaliptos, onde antes a vegetação predominante era outra e menos combustível.

“Damos voz aos muitos moradores que têm manifestado a preocupação crescente pela propagação voraz do eucalipto, visto que também nos recentes incêndios que fustigaram o território continental, as zonas de eucaliptal foram das mais atingidas”, realçou, deixando um alerta às entidades competentes, nomeadamente Câmara Municipal do Funchal e Governo Regional: “Intervenham nestas zonas, de forma a que as infestantes que agora vão surgindo, sejam cortadas evitando a sua propagação”.