Madeira

PSD quer ‘Unidade de Apoio Local’ para combater o desemprego e a pobreza envergonhada em Santa Cruz

A candidatura laranja à Junta de Freguesia de Santa Cruz quer combater as desigualdades sociais

None

Manuel Vieira, candidato do PSD à Junta de Freguesia de Santa Cruz, apresentou hoje o projecto social denominado ‘Unidade de Apoio Local’ para combater o desemprego e a pobreza envergonhada e apoiar, de forma permanente, os idosos do concelho, em especial os que vivem isolados e sem condições.

“Aceitamos o desfio para gerir a freguesia e o concelho de Santa Cruz com a consciência das dificuldades sócio-económicas que vivemos”, refere Manuel Vieira que conta com a ajuda de uma equipa coesa de 26 elementos para a Junta de freguesia, “todos e cada um com o intuito de servir sem ser serviço”.É este o lema de campanha e será com base nisto que vão trabalhar nos próximos quatro anos “em prol de uma Santa Cruz mais pujante, humana onde o bem-estar da sociedade seja uma palavra do quotidiano”.

A grande aposta da ‘Unidade de apoio Local’ estará focada na área social, “apoiando os mais desprotegidos para minimizar o sofrimento dos que sofrem na pele o rigor dos tempos e a crise diária presentes em todo o país”.

A aposta passa por dar prioridade aos idosos que vivam em situação de solidão, isolamento ou insegurança, criando condições que permita a permanência das pessoas em suas causas, reduzindo de imediato o pedido de institucionalização em lares. “É uma situação que afecta grande parte da população, pois, devido às fracas condições de vida, vem-se obrigadas a serem internadas em lares”.

A ideia é, por isso, desenvolver uma proposta com objectivos que passam pela “caracterização física e socioeconómica da freguesia, caracterização das vulnerabilidades e elaboração de um plano de acção”, refere o candidato, alertando para o facto de ser importante mostrar à população “que não estão sós e que não são lembrados apenas a cada quatro anos (de eleições)”.

O apoio deve ser prestado nos 365 dias do ano através do “fornecimento de refeições quentes às pessoas com impedimentos físicos ou mentais, acompanhadas por um nutricionista, bem como na execução de pequenas obras de manutenção das habitações (mudar uma torneira, uma lâmpada queimada ou construir uma rampa de acesso às pessoas com mobilidade reduzida)”.

É ainda intenção da candidatura garantir que em tempo de frio ou de calor as habitações reúnam as condições mínimas de habitabilidade, tendo por base o princípio da igualdade. “É isto que move o grupo dos 26 elementos à Junta de freguesia de Santa Cruz, um grupo dinâmico e empenhado que trabalhará nos próximos quatro anos em prol de todos os que vivem neste concelho”.