Madeira

Paulo Cafôfo anuncia investimento de 120 mil euros na limpeza urbana

A Câmara Municipal do Funchal fica agora dotada com novos equipamentos, alguns deles inovadores

None

A necessidade em manter a cidade limpa é uma “responsabilidade” dos cidadãos e da autarquia, “ainda para mais quando temos um aumento no turismo e um maior fluxo de pessoas na nossa cidade”, começou por dizer Paulo Cafôfo a propósito da apresentação de novos equipamentos adquiridos pela autarquia destinados à limpeza urbana.

“Temos estado a investir na renovação dos equipamentos seja de limpeza urbana, seja na recolha do lixo, selectiva ou indiferenciável. Temos uma série de equipamentos que foram adquiridos e que vêm reforçar precisamente esta preocupação com a cidade, que é conhecida por ser limpa”, disse o presidente da CMF, explicando que este investimento tenta responder a essa necessidade por via de “um acréscimo dos nossos colaboradores, mas também de equipamentos”.

“Existem aqui algumas inovações, nomeadamente uma que tem a ver com a monda da cidade, neste caso das ervas, que como sabem não utilizamos glifosato ou qualquer substância de herbicida. Temos usado uma monda mecânica e manual e temos aqui uma máquina que faz a monda térmica, que através do vapor queima as ervas e as sementes”, anunciou.

Na limpeza urbana existe outros equipamentos, nomeadamente dois aspiradores eléctricos e dois a gasóleo, que vêm substituir as vassouras, acrescentando ainda a esta nova logística um veículo de recolha de resíduos indiferenciados do tipo 4x4, com dois metros cúbicos de recolha destes resíduos, “que é importante para as Zonas Altas, mas também para as ruas estreitas”, devido “à nossa orografia”.

O investimento é resumido em 120 mil euros, mas não se fica por aqui. Estão duas novas viaturas a caminho, no valor de meio milhão de euros, que estão na fase final de aquisição, disse Paulo Cafôfo, que deu uma novidade em termos ambientais. Serão introduzidos os primeiros seis contentores enterrados, que serão colocados em pontos estratégicos e exigem a aquisição de um veículo próprio. No total, o investimento será de de 1 milhão e 200 mil euros, no equipamento e frota da CMF, “para termos uma cidade mais limpa”, fazendo então um apelo: “Que todos tenham cuidado”.